Notícias > Horto Florestal possui mais de 90 tipos de plantas

01/03/2011 - março

Diversos tipos de plantas podem ser encontradas no Horto Florestal de Timbó. São mais de 90 tipos de mudas de árvores frutíferas, ornamentais, nativas, hortaliças e flores, e tem o objetivo principal de ser produtivo e economicamente auto-sustentável. Localizado no parque Jardim Botânico no Km 277, em direção a Rio Dos Cedros, e de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, o Horto Florestal se preocupa em incentivar o cultivo de plantas nos jardins e hortas através de preços populares. “Precisamos estar cada vez mais próximos da natureza para alcançarmos uma qualidade de vida desejável”, disse diretor do Departamento Agrícola da Prefeitura de Timbó Volnei Osmar Fernandes.

O Horto faz doações para escolas, UPEs, NEIs e entidades conforme a demanda. As crianças consomem as hortaliças sem agrotóxico. Na mudança de estação é feita a semeadura. Já no início de abril ela estará pronta para o consumo. Com o excesso de chuva, houve atraso na produção este ano.  No mês de junho é realizada uma campanha de mudas frutíferas, onde os produtores efetuam o pedido das plantas na secretaria e retiram no horto.

Arborização

Através da Prefeitura de Timbó, o Horto Florestal realiza um cronograma de acordo com a Secretaria de Planejamento para dar continuidade à arborização nos parques e canteiros do município, que teve início em 2009. A manutenção das árvores de sombra é feita a cada 4 meses. São feitas podas de verão, de inverno, e a limpeza das plantas. Na Creche Luar Encantado da Rua Amazonas foram plantadas arvores de sombra. Na frente da Prefeitura foram plantadas mudas de chuva de ouro e manacá, e nas dependências do Jardim Botânico foram plantadas palmeiras. As flores são cultivadas somente para o uso dos canteiros públicos.

Para a pessoa que tiver interesse em adquirir plantas, pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fazer o pedido, e a retirada é feita junto ao horto. O horário de atendimento segue das 7h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta –feira.

Notícias Recentes > Desenvolvimento Econômico