O que você está procurando?
Home Blog

Prefeitura lança atos convocatórios para vagas de professor de informática, agente de segurança educacional e auxiliar operacional

0

A Prefeitura de Timbó torna público os Atos Convocatórios para os(as) interessados(as) nas seguintes funções:

  • Professor de Informática Educacional para Ensino Fundamental (Habilitado) – O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

 

  • Professor de Informática Educacional para Ensino Fundamental (Não Habilitado) – O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

 

  • Agente de Segurança Educacional – O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

 

  • Auxiliar Operacional de Apoio Administrativo – 03 vagas (Saúde)

 

As informações de data, local e horário de comparecimento estão nos Ato Convocatório, que você acessa na íntegra abaixo.

 

Acesse aqui sobre as vagas de Professor de Informática Educacional 

Acesse aqui sobre as vagas de Agente de Segurança Educacional 

Acesse aqui sobre as vagas de Auxiliar Operacional de Apoio Administrativo 

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Festival de Dança de Timbó prorroga inscrições até 26 de abril

0

Atendendo aos pedidos dos grupos, a organização do Festival de Dança de Timbó decidiu estender o período de inscrições até 26 de abril.

 

O evento, que é um dos principais do segmento no Estado, acontece de 17 a 19 de maio.

 

As inscrições devem ser feitas no site festivalonline.com.br, acesse aqui. Todas as informações sobre a inscrição, taxas e premiação podem ser conferidas no Regulamento do evento, disponível também no site das inscrições.

 

Dúvidas podem ser tiradas com a Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, através do [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (47) 3380-7600.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: R2 Imagens

Centro de Atendimento para a Dengue de Timbó terá horário estendido a partir de segunda-feira

0

A Secretaria de Saúde de Timbó informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de abril, o Centro de Atendimento para a Dengue (CAD) terá seu horário de atendimento estendido até às 19h. O objetivo é que mais pessoas possam ser atendidas no local.

 

O CAD está instalado no Centro Evangélico Luterano, atendendo das 7h30 às 19h .

 

Quando procurar o local

 

Vale destacar que a porta de entrada para as pessoas com sintomas de dengue (febre alta com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e fraqueza), mas que não possuem nenhuma comorbidade continua sendo as Unidades de Saúde de Família (USF) do Bairro.

 

Já os pacientes que pertencem ao grupo com condições clínicas especiais, em risco social ou com alguma comorbidade, devem se dirigir diretamente ao CAD para avaliação clínica. Estão neste grupo as lactentes (até 24 meses), gestantes, adultos com 65 anos ou mais, hipertensos ou que tenha alguma outra doença cardíaca grave, diabéticos mellitus, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asmáticos, obesos, pacientes hematológicos crônicos, com ácido péptica, doenças hepáticas ou com doenças autoimunes.

 

Estrutura

 

No CAD, estão à disposição da população em torno de 30 leitos, entre camas hospitalares e poltronas, equipe técnica com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, um veículo, bebedouros, computadores e demais materiais necessários para atendimento.

 

Números atualizados

 

Até esta quinta-feira, dia 18, havia 300 pacientes confirmados com dengue neste ano em Timbó, destes: 3 em janeiro, 61 em fevereiro, 154 em março e 82 em abril. São 263 casos suspeitos.

 

Serviço

 

O quê: Centro Especializado de Atendimento para a Dengue de Timbó (CEAD)

Local: Centro Evangélico Luterano Cristo Redentor, ao lado da Igreja Matriz Luterana (Rua Prof. Július Scheidemantel, 332, Centro)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, sem fechar para o almoço.

Denúncias de possíveis focos do mosquito: ligue ou envie mensagem de Whatsapp: (47) 3380-7254.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Timbó participa do Desafio Mundial da Natureza Urbana

0

Entre os dias 26 de abril e 5 de maio acontece o Desafio Mundial da Natureza Urbana (e periurbana) de 2024, o maior evento de Ciência Cidadã do planeta. A mesorregião do Vale do Itajaí participará pela segunda vez e Timbó pela primeira vez. A Prefeitura apoia esta ação.

 

O Desafio Mundial da Natureza busca aproximar a população urbana da natureza, das redondezas da cidade onde vive. Todas as pessoas são bem-vindas e podem participar.

 

O evento é dividido em duas fases:

 

Fase 1

Na primeira, com duração de quatro dias consecutivos, o objetivo é registrar a maior quantidade possível de espécies silvestres (plantas, animais, fungos) ou seus rastros.

 

O registro é feito a partir de fotografias e gravações de sons que devem ser obtidas entre os dias 26 a 29 de abril. Toda a comunidade é convidada a participar ativamente. Em Timbó serão realizados dois eventos no Jardim Botânico Franz Damm:

 

27/04 (Sábado) – Observação Noturna

Horário: 18h – 21h (A instrução acontece até às 19h, depois todos os participantes se encaminham para as trilhas)

 

28/04 (Domingo) – Observação Diurna

Horário: 07h– 12h (A instrução acontece até às 08h, depois todos os participantes se encaminham para as trilhas)

 

Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

 

Como participar:

 

  • Instale o aplicativo iNaturalist no seu celular e crie sua conta de usuário(a);
  • Tire fotos ou grave sons de animais, plantas, cogumelos e qualquer vida selvagem que encontrar;
  • Envie os registros para o iNaturalist com seu celular ou via plataforma web, caso use outro tipo de câmera;
  • Pronto! Você já está ajudando com o ranqueamento do Vale do Itajaí no DNU2024, contribuindo com a ciência e a conservação da natureza!
  • Opcional: assista as oficinas do iNaturalist e fotografia biológica que temos disponibilizado em: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai

 

*Importante: todos os registros devem ser feitos através do aplicativo do iNaturalist ou carregados na plataforma do iNaturalist: www.inaturalist.org, para serem contabilizados no projeto, e devem ser de organismos silvestres.

 

Somente serão consideradas no DNU 2024 as fotos e/ou sons captados entre às 00h de 26 e às 23h59 de 29 de abril, mas será possível enviar os registros à plataforma até o dia 6 de maio.

 

O que levar?

  • Roupas e sapatos confortáveis;
  • Repelente e protetor solar;
  • Água e alimentos;
  • Lanterna para as Observações Noturnas;
  • Guarda-chuva ou capa de chuva;
  • Câmeras fotográficas ou celulares;
  • Amigos e familiares que queiram participar com você.

 

Certificado

Todas as pessoas que participam recebem certificado com horas que poderão ser validadas como Horas Complementares. A quantidade de horas dependerá do esforço de cada um. As participações certificadas são:

 

  • Observador(a)
  • Identificador(a)
  • Organizador(a)

 

Há também entrega de Menções Especiais para reconhecer os participantes do Vale do Itajaí que se destacarem durante o Desafio Mundial da Natureza Urbana.

 

Fase 2

A segunda fase consiste em uma maratona de identificação das observações feitas durante a Fase 1.

 

A participação ativa de pessoas com conhecimentos técnicos ou de grupos taxonômicos específicos é essencial neste período.

 

No entanto, também é fundamental a colaboração e participação ativa de toda a comunidade, ficando atenta às necessidades do corpo técnico, como a falta de dados ou a correção de informações incorretas.

 

A comunidade em geral também pode contribuir com seu conhecimento, mesmo que básico, pois é comum que algumas observações fiquem sem nenhuma informação.

 

Você pode ajudar adicionando identificações básicas, como por exemplo: planta, fungo ou animal. A fase 2 se estende por uma semana, de 30 de abril a 5 de maio.

 

Saiba mais sobre o DNU

O DNU começou em 2016, como uma competição entre as cidades de San Francisco e Los Angeles. O evento teve tanto sucesso que em 2017 tornou-se um evento nacional nos EUA. E desde 2018 é um evento global que anima pessoas do mundo todo a descobrir e registrar a vida silvestre em suas cidades e arredores.

 

Texto: Divulgação

Artes: Divulgação

Café Musical com Grupo Folclórico Os Cinquentões é neste domingo

0

Neste domingo, dia 21 de abril, acontece mais uma edição do Café Musical, que recebe o Grupo Folclórico Os Cinquentões, no Museu da Música.

 

O evento é gratuito. Os apreciadores da boa música serão recepcionados com um delicioso café da manhã, a partir das 9h30. A apresentação inicia às 10h.

 

Sobre o Grupo:

 

O grupo de bandoneonistas nasceu com o cinquentenário do município de Timbó, em 25 de março de 1984, por isso o nome Os Cinquentões.  Este ano, o grupo completou 40 anos. O grupo, que é mantido pela Fundação de Cultura e Turismo (FCTT), anima retretas pela cidade, divulgando a Festa do Imigrante e também participa de festas tradicionais em Timbó e por toda Santa Catarina.

 

Nesta trajetória, o grupo se transformou, passou dos 10 músicos iniciais para 15 integrantes, com idades que variam de 13 a 83 anos, sempre mantendo a tradição de tocar o bandoneon e as músicas do folclórico germânico.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Mais de mil doses da vacina contra gripe foram aplicadas no Dia D em Timbó

0

No último sábado, dia 13 de abril, aconteceu o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Todas as Unidades de Saúde estavam abertas aplicando a vacina para os grupos liberados nesta primeira etapa da Campanha. No total foram aplicadas 1019 doses.

 

A aplicação da vacina segue sendo aplicada diariamente nas Unidades de Saúde, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Confira abaixo os grupos que já estão liberados:

 

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhador da saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
  • Gestantes
  • Puérperas: serão consideradas aquelas no período até 45 dias após o parto.
  • Professores do ensino básico e superior: deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor.
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento: apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento.
  • Profissionais das Forças Armadas: apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa ao serviço de Forças Armadas ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua.
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
  • Trabalhadores portuários:
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

É necessário levar documento de identidade e carteira de vacinação.

 

A campanha contra a gripe segue até 31 de maio. Conforme novos grupos forem liberados, serão divulgados.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Divulgação

Timbó tem cerca de 90 atividades durante programação do Dia Mundial da Criatividade

0

Entre os dias 19 e 21 de abril, Timbó participa da programação do movimento global do Dia Mundial da Criatividade. O município é o único da região do Vale Europeu que irá sediar o evento.

 

A Prefeitura é apoiadora do evento. A programação conta com quase 90 ações, entre palestras, oficinas, networking e visitas, divididas em diferentes locais. Todas tem acesso gratuito, mas é preciso se inscrever através do site do WCD, acesse aqui. Ali é possível consultar todas as atividades na cidade e escolher quais se inscrever.

 

Confira abaixo a programação completa:

 

19 de abril

Centro Integrado de Cultura Ingo Gemer

9h – Abertura oficial

9h45 – Espetáculo musical com APAE Timbó

10h – Palestra Futurama, com D.J. Castro

11h – A Natureza como inspiração para o criar e o co-criar, com Renan Rodrigues de Carvalho

11h45 – Anúncio do Prêmio Brasil Criativo, pela WCO

 

 

Timbó Park Hotel

14h45 – Megatendências da saúde, com Daniela Baumgarten

15h30 – Trabalhar com atendimento ao público vai direto, com Mariana Masson

16h45 – Como eu cresço a medida que minha criatividade cresce, com Maria Eugênia

17h30 – Tendências de comportamento, com Júnior Gama

18h15 – Estratégias para alcançar a alta performance na indústria do vestuário, com Sandro Tavares

 

 

SENAI Timbó

14h – Estação de iOt (Labmaket), com Gerson Trindade

15h – Desenvolvimento de Biografia e imagem de super herói (LabInformática), com Hermano Roepke

16h – Tecnologia 4.0 e suas aplicações em um estacionamento (Labmaket), com Gustavo de Amo

17h – Atividade Maker IoT (sala 2), com Thiago Seman

18h – Monetize o seu conhecimento (sala 2), com Ana Conrado

 

 

Centro Empresarial de Timbó (ACIMVI)

14h – O mundo dos investimentos, com Camila Telles

14h30 – O que é ser criativo? Com Gabriel Pereira

15h – Como tirar uma ideia do papel, com Yasmin Junkes

15h30 – Como validar ideias em cinco dias, com Igor dos Anjos

16h45 – Observando dados com criatividade, com Fabiano Santos

17h30 – Lucrando com propósito, com Viviane e Amanda

18h15 – Criatividade e Inteligência emocional em Gestão de projetos

 

 

Visitas

14h às 16h ­– Visita fábrica Rudolph (SC-110 2661 – Pe. Martinho Stein), com Adriano Paul

15h às 17h – Visita Parque Girassol (R. Tupiniquim, 1070- Araponguinhas)  Parque Girassol

19h às 21h – Visita Fabrica Rudolph  (SC-110 2661 – Pe.  Martinho Stein), com Adriano Paul

20h às 00h – Visita Cervejaria Borck (R. Pomeranos, 1963-Pomeranos), com Maicon Oenning

21h às 00h – Encontro Colegas da Inovação (R. Pomeranos, 1963- Pomeranos), com Reginaldo Schollemberg

 

 

20 de Abril

Online ao vivo

9h – Criatividade é poder!, com Ronaldo Rodrigues de Carvalho

11h – ESG: do Risco ao Propósito, com Letícia Ostrowski

11h30 – Vendas e inteligência artificial, com Claudionor Olivera

14h – Acolhimento de imigrantes: Discussões basilares á prática, com Ana Paula Kuczmyanda e Luiz Herculano

15h – Educação bilíngue por meio da abordagem CLIL, com Ana Paula Kuczmyanda

 

 

Centro Empresarial de Timbó – CET

9h – Empreendedorismo, SST e ESG, com Hugo Vogel

9h45 – Os 7 pilares da criatividade no marketing, com Gustavo Anesi

10h30 – Decole suas vendas por meio de sua liderança, com Grasiéla Martins

11h15 – Como fazer sua organização financeira, com Nicolas Mironiuk

12h – O Material do Futuro- Grafeno, com Julia Hildinger

 

 

Centro Integrado de Cultura- CIC

9h – Ser ou não ser empreendedor, com Reginaldo Schollemberg

10h – Extrato do Espetáculo (in)fixo, com CIA Movin

10h30 – Pitch Day Inova 19 startups, com Unifique

 

 

Parque Girassol – Sede CIMVI

9h – Visita ao Parque Girassol

 

 

Timbó Park Hotel

9h – Como Criatividade e Inovação podem promover a inclusão social, com Deodete Vieira

9h45 – Título social lastreado em horas de trabalho voluntário, com Alvaro Ignácio

10h15 – Lixo Zero: potencializando a sustentabilidade no seu negócio, com Gabriel Cristofolini

11h – Qual é o Segredo de um Projeto de Sucesso?, com Rodrigo Mota

11h45 – Empreendedores do movimento: Unindo Dança, Criatividade e sustentabilidade no Mundo Corporativo das Artes, com Maria di Giacomo

 

 

Auditório Prefeitura de Timbó

9h – Projetos pedagógicos na Educação Infantil – uma palestra para inspirar, com Joyce Ferreira e Rosineia Ferreira

10h – Oficina para uma imersão nas infâncias, com Joyce Ferreira e Rosineia Ferreira

10h30 – Impressão 3D, com Jalton Jablonski

11h – Jogos de Integração, com João Paulo Machado

 

 

SENAC Timbó

9h – Como começar a gestão de Programas e Projetos em sua empresa, com Coaracy Junior (na Sala Show)

9h – Alavancando sua Jornada empreendedora, com Viviane e Amanda (na Sala 01)

9h – Como dar o primeiro passo! Internet, cinema e literatura, com Lucas Bazzanella (na Sala 02)

9h – Processo criativo na moda, com Juliana Salete (na Sala 03)

9h30 – Tendências e consumo: Moda para o mundo, com Natalie Duarte (na Sala 03)

10h – Oficina de ilustração digital no celular, com Charles Oliveira (na Sala 02)

10h – Como produzir conteúdo para Linkedin e Podcasts, com Odilon de Borba (na Sala 03)

11h – Como validar ideias em 5 dias, com Igor dos Anjos (na Sala Show)

11h30 – Como desenvolver conteúdo no meio literário, teatral e entretenimento, com Wyllian Pessati (na Sala 03)

 

 

21 de Abril

9h – Passeio Ciclístico – Rota dos Museus (Saída: Jardim do Imigrante – Término: Cervejaria Pillred)

11h30 até 13h – A evolução da bebida ao longo da história, com Maicon Oenning (na Cervejaria Pillred)

 

Prefeitura de Timbó inicia Campanha de Frutíferas 2024

0

A Prefeitura de Timbó, através do Departamento de Agricultura, inicia nesta semana a Campanha de Mudas Frutíferas 2024.

 

Os pedidos devem ser feitos no guichê de atendimento do Departamento de Agricultura, que atende no Simplifica Timbó, localizado na Rua Japão, até o dia 14 de junho, às 15h.

 

A retirada das mudas acontece no dia 27 de junho, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Veja a lista completa de mudas disponíveis abaixo:

Campanha Mudas Frutíferas 2024

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Semed Timbó lança ato convocatório para vaga de Educador Infantil

0

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público o Ato Convocatório para os(as) interessados(as) na seguinte função:

 

  • Educador Infantil

 

O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

 

As informações de data, local e horário de comparecimento estão no Ato Convocatório, que você acessa na íntegra aqui. 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Prefeitura de Timbó recebe selo Ouro em transparência pública

0

Timbó recebeu o selo Ouro em transparência pública, pelo seu portal da transparência em 2023. A certificação é dada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O município está entre as seis melhores cidades do Estado e em primeiro lugar na região do Vale Europeu.

 

São mais de 8 mil entidades avaliadas. Para a avaliação dos portais, pelo menos 100 itens são analisados, levando em consideração a disponibilização de informações relacionadas a receitas, despesas, licitações, contratos, entre outros.

 

Os dados podem ser conferidos no Radar da Transparência Pública (tce.mt.gov.br). É possível verificar o nível de transparência de entidades ligadas aos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas das três esferas de governo: União, Estados, Municípios, além do Distrito Federal.

 

O reconhecimento reforça o empenho da administração municipal em manter elevados padrões de controle interno e transparência, fortalecendo o vínculo de confiança com a comunidade e reafirmando o compromisso com uma gestão ética e responsável.

 

“Acreditamos que a transparência é fundamental para construir a confiança dos cidadãos em relação às ações da Prefeitura. Estamos comprometidos em fornecer informações acessíveis e em continuar aprimorando a clareza na divulgação de como os recursos provenientes dos impostos são investidos em Timbó”, afirma o prefeito Jorge Krüger.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Festival das Cervejarias de Timbó reuniu 30 mil pessoas em quatro dias

0
Foto: Raquel Piske/Ascom PMT

O Festival das Cervejarias de Timbó chegou ao fim da 5ª edição e reuniu cerca de 30 mil visitantes nos quatro dias de evento. Realizado entre os dias 11 e 14 de abril, no Parque Central da cidade, o festival encerrou no domingo (14/4) com saldo positivo e aprovação do público.

 

Conhecida como a cidade Pérola do Vale, Timbó busca promover a cultura gastronômica e a vocação cervejeira do município, conforme explica Jorge Ferreira, presidente da Fundação Cultural e Turismo do município. “A cultura cervejeira já é antiga em Timbó, afinal no fim da década de 1970 já era considerada a capital do chope de Santa Catarina, através do Lions Clube que promovia os festivais de chope”, relembra. As quatro cervejarias timboenses: Borck, Pillred, Blauer Berg e Berghain foram as anfitriãs do evento que teve entrada gratuita para o público.

 

Todos os dias foram de casa cheia, principalmente o sábado (13/4), com o show nacional da banda Comunidade Nin-Jitsu, que agitou o público. O festival ainda teve atrações regionais e estaduais, somando mais de 24 horas de música e cultura.

 

O balanço desta edição superou as expectativas da organização que comemora, não só o sucesso de público, mas também a satisfação de poder contribuir para uma causa social na cidade. “Além de cumprir a meta de satisfazer os paladares mais exigentes, com 38 diferentes estilos de cerveja, também comemoramos o fato de prestar um serviço social em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer”, comemora Michele Borck, vice-presidente da Associação das Cervejarias de Timbó (Acerv). A cada cartão ativado, R$ 1 era arrecadado para a entidade, que receberá o valor R$ 5.094,00. Lembrando que o uso do cartão não é por pessoa, e pode ser utilizado por famílias e grupos, além da possibilidade de ser reutilizado durante os quatro dias de evento.

 

O Festival das Cervejarias de Timbó é promovido pela Associação das Cervejarias de Timbó (Acerv), em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal. A 6ª edição já está confirmada para 2025 e deve ser realizada no mês de abril.

 

Acesse aqui mais fotos do evento

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT e R2 Imagens

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Liliane Machado – [email protected] – (+351) 934 324 752

Município de Timbó decreta situação de emergência por causa da dengue

0

De acordo com o último Informe Epidemiológico da DIVE/SC (INFORME EPIDEMIOLÓGICO N°11/2024), o município de Timbó apresentou aumento significativo de áreas com presença do mosquito Aedes aegypti, o que caracteriza transmissão em nível de epidemia, e considera o município infestado.

 

Diante do cenário, o município decretou situação de emergência e as armadilhas foram desativadas. A partir de agora, os agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Timbó irão inspecionar 100% dos imóveis até o terceiro pavimento e também coberturas.

 

“Solicitamos apoio da população para recepcionar os agentes de combate às endemias em suas casas”, reforçou o secretário Alfredo João Berri.

 

Portanto, só pra entender o que acontece quando o município alcança o nível de epidemia, as armadilhas são desativadas e não é mais publicado a incidência de focos por bairro, como antes, porque pode acarretar uma falsa impressão de que não há mais mosquitos.

 

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Simplifica Timbó é referência em qualidade no atendimento ao cidadão

0

O município de Timbó é mais uma vez destaque no Vale Europeu, quando o assunto é atendimento ao cidadão. O Simplifica Timbó, órgão que reúne todos os serviços públicos – municipais, estaduais e federais num só lugar, com conforto e agilidade – caiu no gosto da população que não consegue mais imaginar ter que se deslocar de um lugar para outro para resolver questões de documentação pública.

 

De acordo com a secretária de Fazenda e Administração da Prefeitura de Timbó, Maria Angélica Faggiani, “por causa da qualidade no atendimento ao cidadão que o órgão promove, Timbó se tornou referência para outros municípios que vêm conhecer como funciona o Simplifica Timbó”.

 

Localizado no Centro do município, na Rua Japão, nº 408, o Simplifica Timbó conta atualmente com mais de 600 serviços disponíveis, o que facilita a vida do cidadão que num só lugar resolve várias situações. A credibilidade que o órgão passa à população, também começa a refletir em outras entidades, que estão buscando a coordenação do Simplifica Timbó para incorporar seus serviços.

 

No mês passado o Simplifica Timbó completou três anos, com 345 mil atendimentos realizados. Timbó é a terceira cidade do país a instalar um local de atendimento ao cidadão, que reúne serviços das três esferas públicas.

 

O Simplifica Timbó também exerce um papel social fundamental no município. O órgão abriga mais de 50 estagiários, jovens mais humildes que por meio de um processo seletivo, alcançam a oportunidade do primeiro emprego e começam a sonhar com um futuro mais promissor.

 

O coordenador do Simplifica Timbó, Murilo Grisolia, disse que o órgão começou atuando com 20 entidades e agora já são 36, que disponibilizam num só lugar centenas de serviços essenciais para a vida do cidadão como fotos para CNH, Título de Eleitor, IGP para identificação civil, NSS, Demutran, Receita Federal, Receita Estadual, Sine, Junta Militar, Carteira de Trabalho, Citran, Carteira de Identidade, Samae, Celesc (autoatendimento), Obras, Agricultura, Planejamento, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Meio Ambiente, Tributário, Sala do Empreendedor, Unidade de Conciliação, Procon, além do auxílio nos atendimentos on-line de setores com Cartório Eleitoral, INSS, Sistema GOV.BR, Detran, Boletim de Ocorrências via Delegacia Virtual, entre outros.

 

Gridolia lembra ainda que a eficiência no atendimento ao cidadão é resultado de treinamento com estagiários e profissionais do órgão, e do aparato tecnológico que via sistema faz todo o controle dos serviços são prestados. Atualmente, a média de espera para ser atendido no Simplifica Timbó, com todo o conforto, é de apenas cinco minutos.

 

 

Prêmios e certificações

 

Em 2022 e 2023 o Simplifica Timbó recebeu a certificação ISO 9001, no quesito Atendimento ao Público. Esse título foi pioneiro no país para uma Prefeitura. A certificação ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente. Ela busca otimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

 

Em 2023, o Simplifica também se tornou signatário do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), através de suas práticas e em 2024 manteve seu certificado ativo.

 

 

Atendimento

 

O Simplifica Timbó funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar para o almoço). O telefone do Simplifica Timbó é o (47) 3380-7900.

 

 

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Foto: R2 Imagens

 

Público surpreende na primeira noite do Festival das Cervejarias de Timbó

0

Na noite desta quinta-feira, dia 11 de abril, o Parque Central foi o principal ponto de encontro de amigos e famílias com a abertura do Festival das Cervejarias de Timbó. O excelente público pode aproveitar o melhor das cervejarias timboenses, agitados pelos shows das bandas Vintage Cult e Mr. McFly.

 

Movimentado os cenários cervejeiro, gastronômico e cultural da região, o evento reúne mais de 30 estilos de cervejas das quatro cervejarias timboenses: Berghain, Borck, Blauer Berg e Pillred.

 

O Festival segue até este domingo, 14 de abril. A entrada é gratuita todos os dias. O evento está com uma programação musical intensa. Bandas catarinenses e nacionais fazem a festa. O destaque fica para a Banda Comunidade Nin-Jitsu, que sobe no palco no sábado a noite.

 

Variedade de estilos e rótulos

 

As quatro cervejarias presentes trazem ao público variados estilos de cerveja. Confira abaixo cada um deles:

 

Berghain: Pilsen, Timbó Lager, IPA, Vinho, Rye APA Chardonnay, 3 Forces NEIPA, Hefe-Weiss, Bitter, Saint Roque Tripel, Weizenbock e Strong Scottish Ale.

 

Blauer Berg: Pilsen, Porter, Double IPA, Witbier, Catharina Sour Black, Berry, APA, IPA, IPA X, Strong Golden Ale, Vinho e London History.

 

Borck: Pilsen, Malzbier, Weiss, Red Lager, IPA, Doppel, Vinho e Dunkel.

 

Pillred: Pilsen, IPA, Session IPA, APA, Vinho, Catharina Sour Pitaya com Morango, Maçã Verde, Tangerina, Abacaxi, Weiss e Vienna.

 

Nos estandes de todas as cervejarias também há cerveja sem álcool, refrigerantes e água com e sem gás.

 

Gastronomia

 

Para harmonizar com os diferentes estilos de cerveja, a gastronomia do festival traz inúmeras opções para agradar os diferentes paladares. Ao todo, são oito pontos de alimentação servindo: pizza; hambúrguer; pastel, pão com bolinho e pão de bêbado;  espetinho, salsichão e choripan; churros, pipoca e batata chips; batata recheada; sorvete e crepe suíço; e cachorro-quente.

 

O Festival das Cervejarias de Timbó é promovido pela Associação das Cervejarias de Timbó (Acerv), em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo e a Prefeitura de Timbó.

 

Estacionamento

 

Para quem chega de carro, van ou ônibus pode contar com um ponto de embarque e desembarque sinalizado com placas em frente ao CIC. Também há vagas para carros disponíveis nas ruas próximas à Praça Central.

 

Cartão de consumo

 

A compra de bebidas e alimentação dentro do festival é feita através de um cartão de consumo recarregável. Ele pode ser adquirido no caixa principal por R$ 5, valor que será devolvido no fim do evento.

 

Solidariedade

 

Em todas as edições, é realizada uma ação solidária para ajudar alguma entidade do município. Dessa vez, a cada cartão de consumo ativado durante o festival, será destinado R$ 1 para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó.

 

 Copos com capacidade ampliada

 

Ao contrário das outras edições, em que era necessário adquirir o copo do festival para consumo, neste ano estão sendo usados os copos de cada cervejaria. A principal razão por trás desta mudança é proporcionar uma experiência ainda mais agradável aos participantes, permitindo que desfrutem de mais chope e sem a necessidade de adquirir copos separadamente. Com esta novidade, os copos têm capacidade ampliada de 300ml para 400ml.

 

Confira a programação completa dos próximos dias:

 

12 de abril

19h – Banda Purple Sky

21h15 – Banda Hillbilly Rawhide

23h15 – Código de Bar

 

13 de abril

16h – Banda Visão Retrô

17h – Banda Municipal Professor João Müller

18h – Banda Hiperfônicos

19h30 – Banda Mamilos Polêmicos

21h30 – Banda Deserta

00h – Comunidade Nin-Jitsu

 

14 de abril

16h – Banda Diamond Creek

17h30 – Grupo Folclórico Os Cinquentões

18h30 – Banda BillBird

21h – Sonido Club

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: R2 Imagens

Timbó se classifica para etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade

0

Nesta semana, a equipe de atletas da terceira idade de Timbó esteve participando da etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).

 

As competições aconteceram em Benedito Novo e garantiam classificação para a etapa estadual do Jasti, que acontecerá em Criciúma no final do mês de abril. Timbó se classificou para o estadual nas modalidades de Bocha Masculina e Feminina, Dominó Masculino e Feminino, Truco Masculino. Confira os resultados completos de Timbó:

 

  • Dominó Feminino – 1º lugar
  • Dominó Masculino – 1º lugar
  • Truco Masculino – 2º lugar
  • Canastra Feminino – 2º lugar
  • Bocha Feminino – 1º lugar
  • Bocha Masculino – 1º lugar

 

Timbó também irá participar do estadual do Jasti nas modalidades de Dança, Bolão Masculino e Feminino, Atletismo e Truco Feminino. Para estas não foi necessário participar da microrregional.

 

Os atletas foram acompanhados pelos técnicos de cada modalidade e da coordenadora dos Grupos da Melhor Idade de Timbó, Adria Souza.

 

Estes Grupos são coordenados através Assistência Social de Timbó. O diretor de Assistência Social, Fabrício Dalcastagne, destaca a importância destas atividades para a saúde física e mental. “Na terceira idade, a prática regular de atividades físicas é essencial não apenas para manter a saúde física, mas também para promover o bem-estar mental. E esse engajamento em competições não só estimula a mente, mas também gera conexão com os outros, que é muito importante”.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Divulgação Assistência Social

Unidades de Ensino de Timbó tem Dia da Família neste sábado

0

Neste sábado, dia 13 de abril, acontece o Dia da Família na Escola. Todas as Unidades de Ensino da rede municipal estarão abertas durante a manhã do sábado com diversas atividades voltadas às famílias das crianças que frequentam o educandário.

 

O Dia da Família contará como um dia letivo e cada unidade de ensino preparou sua própria programação. As Escolas estarão abertas das 7h30 às 11h30, as UPEs das 8h às 12h e os NEIs das 8h30 às 11h30.

 

“Este dia será uma ótima oportunidade de fortalecer os laços entre a família e a escola, pois a presença e o envolvimento da família são pilares fundamentais no processo educativo. Quando pais e responsáveis participam ativamente da vida escolar de seus filhos, estabelecemos uma base sólida para o sucesso no desenvolvimento ”, aponta o secretário de Educação, Alfroh Postai.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Café Musical com Grupo Folclórico Os Cinquentões acontece dia 21 de abril

0

No domingo, dia 21 de abril, acontece mais uma edição do Café Musical, que recebe o Grupo Folclórico Os Cinquentões.

 

O evento é gratuito. Os apreciadores da boa música serão recepcionados com um delicioso café da manhã, a partir das 9h30. A apresentação inicia às 10h.

 

Sobre o Grupo:

 

O grupo de bandoneonistas nasceu com o cinquentenário do município de Timbó, em 25 de março de 1984, por isso o nome Os Cinquentões.  Este ano, o grupo completou 40 anos. O grupo, que é mantido pela Fundação de Cultura e Turismo (FCTT), anima retretas pela cidade, divulgando a Festa do Imigrante e também participa de festas tradicionais em Timbó e por toda Santa Catarina.

 

Nesta trajetória, o grupo se transformou, passou dos 10 músicos iniciais para 15 integrantes, com idades que variam de 13 a 83 anos, sempre mantendo a tradição de tocar o bandoneon e as músicas do folclórico germânico.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Casa do Poeta Lindolf Bell recebe exposição de aquarelas de Décio Saut

0

Abertura acontece no dia 19 de abril na Casa do Poeta Lindolf Bell, em Timbó, e contará com apresentação musical do grupo Quarteto dos Arcos

 

No próximo dia 19 de abril, sexta-feira, acontece a abertura da exposição temporária ‘Arte-Açu: quadros de Décio Saut’, no Museu Casa do Poeta Lindolf Bell. Com curadoria de Ruan Rosa, a mostra apresenta uma seleção de obras produzidas nos últimos anos pelo artista indaialense Décio Fernando Saut.

 

O evento de abertura inicia às 19h30, no Grão Eventos Cultural, anexo à Casa, e contará ainda com a apresentação musical do grupo Quarteto dos Arcos, feita especialmente para a ocasião. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

 

As obras de Décio Saut são composições realizadas através da técnica da aquarela. Admirador dos grandes mestres do impressionismo, como Monet, Van Gogh e Renoir, o artista explora em suas obras jogos de luz e sombra, utilizando-se de tonalidades vivas que sugerem a sensação de movimento. Trata-se do olhar de um artista atento à realidade, mas que busca não somente a sua representação: cria com suas pinceladas uma nova perspectiva de vida, a expressão de sua arte atesta o vínculo imanente entre o artista e o mundo que está em seu entorno. As pinturas foram desenvolvidas após a confirmação de um diagnóstico de Parkinson, o que revela o poder terapêutico da arte.

 

Décio Saut foi amigo de Lindolf Bell desde a época em que, como músico, integrava a banda Os Açus (1970-1972). Algumas das canções do grupo foram escritas por Bell, entre elas “Mutatis Mutandis” e a homônima “Os Açus”. A referência ao vocábulo indígena do tupi-guarani marcou também o nome da galeria de arte que Lindolf Bell administrou e manteve por quase três décadas na cidade de Blumenau, a prestigiada galeria Açu-Açu.

 

Visitação

 

A Exposição estará aberta para a visitação no Grão Espaço Cultural, até dia 19 de maio, durante o horário de funcionamento do Museu, de terça-feira a domingo, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

 

A entrada da exposição é gratuita.

 

Saiba mais sobre o artista

 

Décio Fernando Saut nasceu em Indaial, em 1950. De descendência francesa, teve uma carreira sólida nas áreas do design, arte, decoração e música. Em toda sua carreira profissional, iniciada na década de 1970, sempre esteve ligado à arte, cultura, arquitetura, música, através de criações publicitárias, desenvolvimento de obras, projetos arquitetônicos e desenhos. Atualmente, segue compondo músicas e pintando quadros em aquarela.

 

Cursou decoração na FURB e design de estamparia têxtil na Escola de Belas Artes da Universidade de Santa Maria (RS). Criou desenhos de toalhas têxteis para produtos da marca Pierre Cardin, os quais apresentou em Paris (França), onde se reuniu com o estilista francês. Participou de feiras em Barcelona (Espanha), Los Angeles e Hawaii (Estados Unidos).

 

Como designer, desenvolveu vários projetos para iniciativas comerciais, culturais, com destaque para a logomarca da Fundação Indaialense de Cultura e a criação e idealização do Monumento do Cinquentenário da Emancipação Política de Indaial. Multi-instrumentista, com habilidades na guitarra, baixo, violoncelo e piano, integrou vários projetos musicais, entre eles: Os Açus (1970-1972), com destaque para a música “Os Açus”, escrita pelo poeta Lindolf Bell, Orquestra Os Magnatas (1975-1984/1988-1993), Açus Again (1993-1996), e Orquestra de Câmara de Indaial (2014-2017).

 

Foi contemplado com o Prêmio Federal de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc em 2021. Realizou sua primeira exposição de arte em 2023, na Universidade Regional de Blumenau, por ocasião da comemoração dos 50 anos do Curso de Artes da FURB.

 

Sobre o grupo Quarteto dos Arcos

 

Fundado em dezembro de 2007 por Lothar Stange, Cláudio Jansen, Rodrigo Torres e Paulo Lira, o Quarteto dos Arcos é um quarteto de cordas clássico formado por músicos profissionais que se reúnem para a execução do repertório escrito para essa formação específica, abrangendo o período clássico, romântico, moderno e contemporâneo. Tem como proposta divulgar a música de câmara, e aperfeiçoar o conhecimento técnico e interpretativo dos seus integrantes, fazendo do ensaio seu ponto alto, sendo que suas apresentações são o resultado de um processo de compreensão e interpretação das obras estudadas.

 

A atual formação conta com os seguintes músicos: Luiz Silva (Violino I); Amanda Heckmann (Violino II); Paulo Lira (Viola); Lenno Yuri (Violoncelo).

 

SERVIÇO

 

Abertura de Exposição Arte-Açu: quadros de Décio Saut

Participação especial: Grupo Musical Quarteto dos Arcos

Data de abertura: 19 de abril, às 19h30

Período de visitação: 19/04 à 19/05

Local: Grão Eventos Cultural (anexo à Casa do Poeta). Rua Quintino Bocaiúva, n. 902. Timbó/SC.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações do Museu Casa do Poeta

Arte: Ascom PMT

Unidade de Saúde do Bairro dos Estados terá horário estendido nesta quarta-feira para aplicação de vacinas

0

A Secretaria de Saúde de Timbó informa que nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a Unidade de Saúde Saudável, do Bairro dos Estados, terá horário de atendimento estendido para aplicação das vacinas da Influenza, Covid-19 e demais vacinas de rotina, para todas as idades.

 

A Unidade estará atendendo até às 19h30. O objetivo é que mais pessoas possam ter acesso às vacinas. Mesmo que a pessoa não resida neste bairro, pode se dirigir até a Unidade de Saúde para receber a vacina.

 

Vale destacar que a vacina da Influenza está liberada para alguns grupos, acesse aqui a lista.

É preciso levar documento e carteira de vacinação.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

 Arte: Ascom PMT

Marlon Rahn assume a Fundação Municipal de Esportes de Timbó

0

Desde o último sábado, dia 06 de abril, Marlon Rahn assumiu como diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Timbó, no lugar de Marcio Elisio.

 

A mudança ocorre porque Marcio Elisio precisou deixar o cargo por conta da legislação eleitoral. Marlon possui ampla experiência na área esportiva e desde 2020 atua na FME Timbó. Atualmente, estava como diretor de departamento.

 

Rahn é licenciado e bacharel em Educação Física pela Uniasselvi e pós-graduado em Pedagogia do Esporte pela Unileya. É coordenador da modalidade de Xadrez de Timbó desde 2016. É o atual presidente eleito da Federação Catarinense de Xadrez (2023-2024). Vice-presidente eleito do Colegiado de Esportes da AMVE (2024). É arbitro a nível nacional da Confederação Brasileira de Xadrez. Foi árbitro principal do último Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez e do campeonato Panamericano de Xadrez. E foi coordenador da modalidade de Xadrez nos Jogos Brasileiros universitários em (JUBS).

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT

Unidades de Saúde de Timbó abrem neste sábado para Dia D de vacinação contra gripe

0

Neste sábado, dia 13 de abril, todas as Unidades de Saúde de Timbó estarão abertas para o Dia D da Campanha de vacinação contra Influenza. Todas as Unidades de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h (sem fechar para o almoço), aplicando a vacina.

 

Confira abaixo quais os grupos que estão liberados para tomar a vacina:

 

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhador da saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
  • Gestantes
  • Puérperas: serão consideradas aquelas no período até 45 dias após o parto.
  • Professores do ensino básico e superior: deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor.
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento: apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento.
  • Profissionais das Forças Armadas: apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa ao serviço de Forças Armadas ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua.
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
  • Trabalhadores portuários:
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

É necessário levar documento de identidade e carteira de vacinação.

 

A campanha contra a gripe segue até 31 de maio. Conforme novos grupos forem liberados, serão divulgados.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Festival das Cervejarias de Timbó inicia nesta quinta-feira no Parque Central

0

De 11 a 14 de abril, o Parque Central da cidade será o palco do evento, que tem entrada gratuita

 

Nesta quinta-feira, dia 11 de abril, inicia no Parque Central mais uma edição do Festival das Cervejarias de Timbó. O evento segue até o domingo, dia 14.

 

Com o objetivo de movimentar os cenários cervejeiro, gastronômico e cultural da região e, em 2024, vai reunir mais de 30 estilos de cervejas das quatro cervejarias timboenses: Berghain, Borck, Blauer Berg e Pillred. Uma superestrutura com 1,9 mil metros quadrados de área coberta está sendo montada para receber o público.

 

O festival, que tem entrada gratuita em todos os dias, já está consolidado na Pérola do Vale e vem atraindo o público de toda a região nas últimas edições.

 

O evento terá uma programação musical intensa. Bandas catarinenses e nacionais irão fazer a festa. O destaque fica para a Banda Comunidade Nin-Jitsu, que sobe no palco no sábado a noite. A programação completa você encontra abaixo.

 

Variedade de estilos e rótulos

As quatro cervejarias presentes trarão ao público variados estilos de cerveja. Confira abaixo cada um deles:

 

Berghain: Pilsen, Timbó Lager, IPA, Vinho, Rye APA Chardonnay, 3 Forces NEIPA, Hefe-Weiss, Bitter, Saint Roque Tripel, Weizenbock e Strong Scottish Ale.

 

Blauer BergPilsen, Porter, Double IPA, Witbier, Catharina Sour Black, Berry, APA, IPA, IPA X, Strong Golden Ale, Vinho e London History.

 

BorckPilsen, Malzbier, Weiss, Red Lager, IPA, Doppel, Vinho e Dunkel.

 

PillredPilsen, IPA, Session IPA, APA, Vinho, Catharina Sour Pitaya com Morango, Maçã Verde, Tangerina, Abacaxi, Weiss e Vienna.

 

Nos estandes de todas as cervejarias também haverá cerveja sem álcool, refrigerantes e água com e sem gás.

 

Gastronomia

 

Para harmonizar com os diferentes estilos de cerveja, a gastronomia do festival traz inúmeras opções para agradar os diferentes paladares. Ao todo, serão oito pontos de alimentação que irão servir: pizza; hambúrguer; pastel, pão com bolinho e pão de bêbado;  espetinho, salsichão e choripan; churros, pipoca e batata chips; batata recheada; sorvete e crepe suíço; e cachorro-quente.

 

O Festival das Cervejarias de Timbó é promovido pela Associação das Cervejarias de Timbó (Acerv), em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo e a Prefeitura de Timbó.

 

Estacionamento

Para quem chega de carro, van ou ônibus pode contar com um ponto de embarque e desembarque sinalizado com placas em frente ao CIC. Também haverá vagas para carros disponíveis nas ruas próximas à Praça Central.

 

Cartão de consumo

A compra de bebidas e alimentação dentro do festival será feita através de um cartão de consumo recarregável. Ele poderá ser adquirido no caixa principal por R$ 5, valor que será devolvido no fim do evento.

 

Solidariedade

Em todas as edições, é realizada uma ação solidária para ajudar alguma entidade do município. Dessa vez, a cada cartão de consumo ativado durante o festival, será destinado R$ 1 para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó.

 

Copos com capacidade ampliada

Ao contrário das outras edições, em que era necessário adquirir o copo do festival para consumo, neste ano serão usados os copos de cada cervejaria. A principal razão por trás desta mudança é proporcionar uma experiência ainda mais agradável aos participantes, permitindo que desfrutem de mais chope e sem a necessidade de adquirir copos separadamente. Com esta novidade, os copos terão capacidade ampliada de 300ml para 400ml.

 

Confira a programação completa:

 

11 de abril

19h – Abertura oficial

19h15 – Banda Vintage Cult

22h – Banda Mr. McFly

 

12 de abril

19h – Banda Purple Sky

21h15 – Banda Hillbilly Rawhide

23h15 – Código de Bar

 

13 de abril

16h – Banda Visão Retrô

17h – Banda Municipal Professor João Müller

18h – Banda Hiperfônicos

19h30 – Banda Mamilos Polêmicos

21h30 – Banda Deserta

00h – Comunidade Nin-Jitsu

 

14 de abril

16h – Banda Diamond Creek

17h30 – Grupo Folclórico Os Cinquentões

18h30 – Banda BillBird

21h – Sonido Club

 

Serviço:

O quê: Festival das Cervejarias de Timbó

Quando: de 11 a 14 de abril

Horários: 11 e 12/4 abertura às 19h. Nos dias 13 e 14/4, a programação inicia a partir das 16h

Onde: Parque Central (Av. Sete de Setembro, 414, Centro – Timbó)

Entrada: gratuita

 

 

Texto: Oficina das Palavras 

Foto: R2 Imagens

Concerto celebra 200 anos da Imigração Alemã no Brasil e recebe comitiva da Alemanha

0

No último domingo, dia 07 de abril, o Concerto do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil lotou o Teatro Municipal de Timbó.

 

O evento reuniu grupos culturais do município, que preservam a cultura alemã através do canto, da música e da dança: o Coral Leopoldo Kurtz da Sociedade Recreativa Cultural, a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, o Grupo Folclórico Os Cinquentões, o Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg e a Banda Municipal Professor João Müller. Em seu repertório estavam músicas de origem alemã e também músicas nacionais.

 

Comitiva da Alemanha

 

Além do público timboense e da região, o evento contou com convidados especiais: uma comitiva da região de Karlsruhe, do Estado de Baden-Württeberg, da Alemanha.  Ao chegarem na Pérola do Vale, a comitiva de 23 pessoas, entre prefeitos e lideranças desta região, visitou o Museu da Música e o Complexo Turístico Jardim do Imigrante, acompanhados da gestora de turismo, Cintia Kaestner Kopsch, do prefeito Jorge Krüger e da realeza da Festa do Imigrante.

 

Eles acompanharam o concerto e ficaram impressionados com a qualidade musical. “Estamos mais que impressionados com os excelentes músicos e cantores que nós vimos nessa noite”, disse Christoph Hermann Günther Schnaudigel, chefe do Distrito de Karlsruhe e líder da delegação.

 

Timbó está em tratativas para estabelecer uma parceria com municípios que fazem parte do Distrito de Karlsruhe, fortalecendo o turismo e trocas culturais entre os países. “Esperamos que logo mais essa parceria de firme e avançar nesse legado cultural”, reiterou o prefeito Jorge Krüger.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: R2 Imagens 

33ª Olimpíada Entre Empresas de Timbó tem abertura oficial e primeiro final de semana de competições

0

Na noite da última sexta-feira, dia 05 de abril, aconteceu a abertura oficial da 33ª Olimpíada Entre Empresas de Timbó – Troféu Mueller Eletrodomésticos 75 anos, no Pavilhão de Eventos Henry Paul.

 

Delegações representando as empresas inscritas participaram da cerimônia de abertura, que contou ainda com a apresentação do Grupo de Dança Lucas Ulrich e do Grupo de Teatro 100 Cena.

 

A Olimpíada Entre Empresas é uma realização da Prefeitura de Timbó e Fundação Municipal de Esportes. Durante dois meses, 64 empresas competem em 60 modalidades, na busca do troféu de campeão.

 

Neste primeiro final de semana aconteceram as provas de atletismo. E durante a semana, no dia 02 de abril, também iniciaram as modalidades de futebol suíço (veterano e livre) e tênis de campo.

 

A Olimpíada termina dia 22 de junho, com o tradicional Baile da Olimpíada, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, e com a escolha da Garota Olimpíada e a Premiação.

 

A Olimpíada Entre Empresas deste ano leva o nome do Mueller Eletrodomésticos 75 anos e também tem como patrocinadores Thor, Fesiltec, Hercules, Krah, Metisa, Unifique, Perfil Rold, Graftim e co-patrocinadora Rudolph.

 

 

Reforma do Complexo Esportivo

Durante a cerimônia foi assinada a autorização de abertura de licitação da Reforma do Complexo Esportivo, pelo prefeito Jorge Krüger, o vice-prefeito Guilherme Voigt Junior e o então diretor-presidente da FME Timbó, Marcio Elisio, que deixa o cargo por conta da legislação eleitoral.

 

“Esta é uma obra de extrema importância, disponibilizando mais de R$ 5 milhões para que possa dobrar a capacidade do nosso Complexo, com novas arquibancadas, alojamento, sanitários, vestiários, toda uma revitalização. Essa será a casa do esporte timboense, que também abrigará a nova sede da FME Timbó”, destacou o prefeito em sua fala no evento.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: By Pilo

 

Secretaria de Saúde adere a “nova estratégia” de atendimento nas Unidades de Saúde

0

A partir do dia 10 de abril, quarta-feira, as Unidades de Saúde do Município de Timbó irão atender somente casos agudos de qualquer natureza, suspeitos ou confirmados de Dengue, pacientes com sintomas respiratórios e gestantes. Segue normal o atendimento da sala de vacinas, procedimentos de enfermagem e entrega de medicamentos. Essa mudança faz parte das estratégias de atendimento já utilizadas por outros municípios, onde há o aumento nos casos de Dengue.

 

Isso significa que serão atendidos apenas os pacientes que mais precisam. Já os agendamentos serão realizados apenas para as gestantes, em horários específicos. E os medicamentos da Farmácia Básica serão disponibilizados para 90 dias, para diminuir a ida às Unidades de Saúde.

 

Pede-se ainda que os pacientes idosos, gestantes e com problemas respiratórios usem máscaras ao se deslocarem a uma Unidade de Saúde. “Contamos com a compreensão de todos para esse momento “especial” nos serviços de Saúde”, frisou o secretário Alfredo João Berri.

 

Ainda de acordo com o secretário, essa estratégia deve durar apenas até o dia 30 de abril quando, teoricamente, os casos de suspeita de Dengue começam a baixar.

 

 

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Bairro das Nações em Timbó terá Mutirão de Combate à Dengue neste sábado

0

Neste sábado, dia 06 de abril, profissionais da Secretaria de Saúde de Timbó, sob a coordenação da Vigilância Epidemiológica, estarão realizando um mutirão de mobilização contra a Dengue, no Bairro das Nações. O mutirão acontece das 06h30 às 11h.

 

Conforme o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, várias equipes estarão passando nos domicílios do bairro, a fim de auxiliar no esclarecimento de dúvidas sobre a doença e sua prevenção. “Contamos com a colaboração da comunidade na busca pela saúde de todos”, reforça o secretário.

 

O motivo de se realizar o mutirão especificamente no Bairro das Nações é que a região tem registrado o maior número de focos do mosquito da dengue no município. Foram 18 focos em 2024.

 

Em caso de chuva, o mutirão não será realizado.

 

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Abertura da 33ª Olimpíada Entre Empresas de Timbó acontece nesta sexta-feira

0

Nesta sexta-feira, dia 05 de abril, acontece a abertura oficial da 33ª Olimpíada Entre Empresas de Timbó – Troféu  Mueller Eletrodomésticos 75 anos . É a partir das 19h, no Pavilhão de Eventos Henry Paul. Em seguida irá acontecer algumas provas de Atletismo na Pista do Complexo Esportivo.

 

A competição, realizada pela Prefeitura de Timbó e Fundação Municipal de Esportes, é um dos maiores eventos de esporte comunitário de Santa Catarina. Durante três meses, 64 empresas competem em 60 modalidades, na busca do troféu de campeão.

 

Os jogos já iniciaram nesta terça-feira,  dia 02 de abril, com futebol suíço (veterano e livre) e tênis de campo. Toda a programação pode ser acompanhada nas redes sociais da FME Timbó.

 

A Olimpíada termina dia 22 de junho, com o tradicional Baile da Olimpíada, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, e com a escolha da Garota Olimpíada e a Premiação.

 

A Olimpíada Entre Empresas deste ano leva o nome do Mueller Eletrodomésticos 75 anos e também tem como patrocinadores Thor, Fesiltec, Hercules, Krah, Metisa, Unifique, Perfil Rold, Graftim e co-patrocinadora Rudolph.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Divulgação FME Timbó

Festival das Cervejarias de Timbó terá atração nacional e mais de 30 estilos de cerveja

0

De 11 a 14 de abril, o Parque Central da cidade será o palco do evento, que tem entrada gratuita

 

O Festival das Cervejarias de Timbó será realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril, no Parque Central da cidade. O evento tem como objetivo movimentar os cenários cervejeiro, gastronômico e cultural da região e, em 2024, vai reunir mais de 30 estilos de cervejas das quatro cervejarias timboenses: Berghain, Borck, Blauer Berg e Pillred. Uma superestrutura com 1,9 mil metros quadrados de área coberta será montada para receber o público. O festival, que tem entrada gratuita em todos os dias, já está consolidado na Pérola do Vale e vem atraindo o público de toda a região nas últimas edições.

 

“Uma das novidades deste ano é a banda Comunidade Nin-Jitsu, que promete agitar o público no sábado (13/4). Além disso, a essência do festival continua sendo a de reunir os amigos para degustar boas cervejas e gastronomia, em um espaço preparado e confortável”, explica Michele Borck, uma das organizadoras do evento.

 

Variedade de estilos e rótulos

As quatro cervejarias presentes trarão ao público variados estilos de cerveja. Confira abaixo cada um deles:

 

Berghain: Pilsen, Timbó Lager, IPA, Vinho, Rye APA Chardonnay, 3 Forces NEIPA, Hefe-Weiss, Bitter, Saint Roque Tripel, Weizenbock e Strong Scottish Ale.

 

Blauer Berg: Pilsen, Porter, Double IPA, Witbier, Catharina Sour Black, Berry, APA, IPA, IPA X, Strong Golden Ale, Vinho e London History.

 

Borck: Pilsen, Malzbier, Weiss, Red Lager, IPA, Doppel, Vinho e Dunkel.

 

Pillred: Pilsen, IPA, Session IPA, APA, Vinho, Catharina Sour Pitaya com Morango, Maçã Verde, Tangerina, Abacaxi, Weiss e Vienna.

 

Nos estandes de todas as cervejarias também haverá cerveja sem álcool, refrigerantes e água com e sem gás.

 

Gastronomia

Para harmonizar com os diferentes estilos de cerveja, a gastronomia do festival traz inúmeras opções para agradar os diferentes paladares. Ao todo, serão oito pontos de alimentação que irão servir: pizza; hambúrguer; pastel, pão com bolinho e pão de bêbado;  espetinho, salsichão e choripan; churros, pipoca e batata chips; batata recheada; sorvete e crepe suíço; e cachorro-quente.

O Festival das Cervejarias de Timbó é promovido pela Associação das Cervejarias de Timbó (Acerv), em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal.

 

Estacionamento

Para quem chega de carro, van ou ônibus pode contar com um ponto de embarque e desembarque sinalizado com placas em frente ao CIC. Também haverá vagas para carros disponíveis nas ruas próximas à Praça Central.

 

Cartão de consumo

A compra de bebidas e alimentação dentro do festival será feita através de um cartão de consumo recarregável. Ele poderá ser adquirido no caixa principal por R$ 5, valor que será devolvido no fim do evento.

 

Solidariedade

Em todas as edições, é realizada uma ação solidária para ajudar alguma entidade do município. Dessa vez, a cada cartão de consumo ativado durante o festival, será destinado R$ 1 para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó.

 

Copos com capacidade ampliada

Ao contrário das outras edições, em que era necessário adquirir o copo do festival para consumo, neste ano serão usados os copos de cada cervejaria. A principal razão por trás desta mudança é proporcionar uma experiência ainda mais agradável aos participantes, permitindo que desfrutem de mais chope e sem a necessidade de adquirir copos separadamente. Com esta novidade, os copos terão capacidade ampliada de 300ml para 400ml.

 

Confira a programação completa:

 

11 de abril

19h – Abertura oficial

19h15 – Banda Vintage Cult

22h – Banda Mr. McFly

 

12 de abril

19h – Banda Purple Sky

21h15 – Banda Hillbilly Rawhide

23h15 – Código de Bar

 

13 de abril

16h – Banda Visão Retrô

17h – Banda Municipal Professor João Müller

18h – Banda Hiperfônicos

19h30 – Banda Mamilos Polêmicos

21h30 – Banda Deserta

00h – Comunidade Nin-Jitsu

 

14 de abril

16h – Banda Diamond Creek

17h30 – Grupo Folclórico Os Cinquentões

18h30 – Banda BillBird

21h – Sonido Club

 

Serviço:

O quê: Festival das Cervejarias de Timbó

Quando: de 11 a 14 de abril

Horários: 11 e 12/4 abertura às 19h. Nos dias 13 e 14/4, a programação inicia a partir das 16h

Onde: Parque Central (Av. Sete de Setembro, 414, Centro – Timbó)

Entrada: gratuita

 

 

Texto: Oficina das Palavras 

Arte: Divulgação

Semed Timbó lança ato convocatório para vagas de Professor de Pré-Escolar e Auxiliar de Apoio Escolar

0

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público o Ato Convocatório para os(as) interessados(as) nas seguintes funções:

 

  • Professor de Pré-Escolar
  • Auxiliar de Apoio Escolar

 

O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

 

As informações de data, local e horário de comparecimento estão no Ato Convocatório, que você acessa na íntegra aqui.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Concerto do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil é neste domingo em Timbó

0

Neste domingo, dia 07 de abril, o Teatro Municipal de Timbó será palco do Concerto do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O evento inicia às 19h, é gratuito e aberto a toda comunidade.

 

O ano de 2024 marca o bicentenário da imigração dos povos de língua alemã no Brasil, por isso, em todo o país acontecem durante este ano eventos comemorativos.

 

No concerto se apresentarão vários grupos culturais do município, que preservam a cultura alemã através do canto, da música e da dança: o Coral Leopoldo Kurtz da Sociedade Recreativa Cultural, a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, o Grupo Folclórico Os Cinquentões, o Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg e a Banda Municipal Professor João Müller. No repertório estarão músicas de origem alemã e também músicas nacionais.

 

Comitiva da Alemanha

 

Neste dia, estará sendo recepcionada em Timbó uma comitiva de 23 pessoas, com prefeitos e lideranças da região de Karlsruhe, do Estado de Baden-Württeberg, da Alemanha. Eles conhecerão alguns pontos turísticos e prestigiarão o Concerto do Bicentenário.

 

Exposição

 

Ainda no dia 07 de abril, paralelamente ao Concerto, estará sendo aberta a exposição “Heimat”, na Sala de Exposições do Centro Integrado de Cultura (que fica no mesmo prédio do Teatro Municipal).

 

No local, os visitantes poderão apreciar uma seleção de fotos de paisagens, fauna e flora, arquitetura, cotidiano e lugares pitorescos de Timbó, registrados pelas lentes da saudosa artista Elisabeth Germer (em memória) durante toda sua vida, a Timbó que ela sempre amou.

 

Imigração alemã no Brasil e em Santa Catarina

 

O evento realizado em Timbó faz parte de uma vasta programação de eventos culturais que estão sendo realizados em oito estados brasileiros, desde o início do ano, nas cidades que têm fortes laços com a imigração alemã.

 

Essa programação se estende até o final do ano. Em Timbó, nos próximos meses, serão realizados outros eventos com essa temática.

 

Considere-se como marco oficial da imigração alemã no Brasil a data de 25 de julho de 1824, na fundação da colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

 

Em Santa Catarina, a imigração alemã teve início em 1828, com um grupo de 523 colonos imigrantes católicos, originários da região do Hunsrück, na Renânia, sudoeste alemão. Estes primeiros colonos se instalaram na colônia de São Pedro de Alcântara, em território catarinense.

 

São Pedro de Alcântara foi a segunda colônia alemã da região sul do Brasil, completando neste ano 195 anos de imigração alemã em Santa Catarina.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações FCTT

Arte: Ascom PMT