Secretarias e Setores > Defesa Civil


A Coordenação de Defesa Civil de Timbó, com status de secretaria, mas subordinada à Secretaria de Planejamento, tem como coordenador Fábio Melere. Seu principal objetivo é a prevenção, através de um sistema de cotas e de campanhas educativas. Ela desenvolve suas atividades em quatro fases:
 
Preventiva: Desenvolvida em períodos de normalidade, é fase de extrema importância, por ser o momento de elaboração de planos e dos exercícios simulados, destinados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme os riscos de cada região ou município.
 
Socorro: os trabalhos desta fase atuam direto nos efeitos da ocorrência e são desenvolvidos com emprego coordenado de pessoal treinado dos vários órgãos envolvidos, conforme planos preestabelecidos. É a fase, por exemplo, do socorro à vítimas de enchente, resgates de vítimas, evacuação etc.

Assistencial: os trabalhos da fase assistencial ocorrem concomitante ou logo depois do impacto violento da emergência. Constituem-se no abrigo, alimentação e assistência direta à população atingida.

Recuperativa: é a fase das obras para reparos dos danos. É a mais longa e onerosa. É o período dos investimentos, visando a volta à normalidade da área atingida, recuperando as condições anteriores da vida comunitária. Neste período, fecha-se o ciclo do atendimento da emergência e inicia-se a prevenção de novos desastres.

Importante ressaltar que em qualquer fase dos trabalhos o regime é de cooperação entre os níveis de governo e a comunidade, com aproveitamento máximo dos recursos disponíveis.

Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h

Defesa Civil: 3399-3116

DC Plantão (24h) (47) 99954-4686

Corpo de Bombeiros: (47) 3399-3114

Emergência Corpo de Bombeiros: 193

Endereço:  R. Itapema, 310, Bairro Quintino, Timbó - SC, anexo à sede do Corpo de Bombeiros. 

Outras Secretarias