A circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, associada ao calor intenso e à grande disponibilidade de umidade, aumenta as condições para temporais entre a tarde de sexta-feira, 13 de fevereiro e a noite de domingo, 15, em todas as regiões de Santa Catarina. Em Timbó, no Vale do Itajaí, a previsão indica risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e eventuais destelhamentos, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do período.
Os temporais com chuva intensa começam ainda no início da tarde de sexta-feira, acompanhados por raios, rajadas fortes de vento e possibilidade de queda de granizo. Entre o fim da tarde e o começo da noite, a instabilidade se intensifica no Litoral Norte, no Baixo e Médio Vale do Itajaí e em partes do Alto Vale e do Planalto Norte, com previsão de chuva intensa em curtos períodos, aumentando o risco de ocorrências também em Timbó e municípios vizinhos.
O sábado (14) inicia com chuva persistente no Litoral catarinense. Ao longo do dia, a instabilidade avança e os temporais retornam para as demais regiões, incluindo o Vale do Itajaí. Em Timbó, permanecem as condições para alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais, especialmente em áreas suscetíveis.
No domingo (15), a condição se mantém em todo o estado, com risco contínuo para ocorrências associadas aos temporais.
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a acompanhar os avisos e atualizações pelos canais oficiais e reforça as seguintes recomendações:
Durante temporais, buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
Em situações de alagamento, não atravessar ruas inundadas, pontes ou pontilhões submersos.



