Mais de 50 pontos ficaram alagados em Timbó devido à enchente que ocorreu nessa quinta-feira. O nível do Rio Benedito passou dos 6,30 metros às 8h de ontem, o que já caracteriza situação de enchente no município. O pico foi às 20h, quando o nível do rio atingiu os 7,62 metros. No momento, o nível está em 6,59 metros e baixando.

Devido às chuvas dessa quinta-feira, dia 21 de janeiro, quatro famílias precisaram sair de suas casas. Em ação rápida e conjunta a Prefeitura de Timbó montou um Comitê de Crise, conhecido como Grupo Integrado de Ações Coordenadas de Defesa Civil (GRAC), através do qual foram organizados abrigos, sendo um deles para as famílias (na Escola Municipal Mauricio Germer) e outros dois para os móveis (no Galpão do Samae e na Escola Municipal Tiroleses).

A assistente social do município, Rubia Tomasoni, diz que no momento ainda há três famílias no abrigo, totalizando 14 pessoas. “Uma das famílias só veio dormir e logo cedo foi embora. Duas foram até suas casas para ver se já conseguem entrar e a quarta ainda está aguardando o nível do rio baixar mais”, explica.

Defesa Civil registra cinco ocorrências

O coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fabio Melere, diz que cinco ocorrências foram registradas e atendidas pelo GRAC ontem. Quatro delas foram quedas de muros (nos bairros dos Estados, Araponguinhas e Quintino Bocaiúva) e uma foi um deslizamento de terra na localidade de Tifa Colley, uma das estradas que dá acesso ao Morro Azul, pelo Bairro São Roque.

“Felizmente não registramos nenhuma ocorrência com vítimas e todas as situações puderam ser controladas, sem causar maiores danos. O nível do rio segue baixando, porém, ainda há uma chuva fina caindo e o alerta para risco de deslizamento permanece”, reforça Melere.

Em caso de risco, ligue para a Defesa Civil de Timbó! Os telefones são:

(47) 3399-3116 (horário comercial)

(47) 99954-4686 (Plantão e WhatsApp da Defesa Civil de Timbó)

(47) 99178-4461 (Plantão)

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT