Prefeitura promove nova reunião para avaliar situação das chuvas. Alerta continua

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 5, nova reunião promovida no Gabinete do Prefeito de Timbó para avaliar a situação de alerta provocada pelas chuvas na região. Participaram os titulares das várias secretarias do município, representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Num diagnóstico geral a avaliação é que o estado de alerta deve permanecer, mesmo com o nível dos rios baixando nas próximas horas, pois a situação ainda exige atenção. Os institutos de meteorologia apontam para o prosseguimento do tempo instável, pelo menos até o final desta semana, mesmo passando por períodos e rápida melhoria.
Toda estrutura municipal de Defesa Civil está preparada para o caso da situação se agravar. Abrigos já estão preparados e equipes da Secretaria de Obras definiram o posicionamento de equipamentos e maquinários em três pontos distintos, geograficamente posicionados para atender todas as regiões e Timbó – no bairro Araponguinhas, junto a sede do Corpo de Bombeiros e na Associação dos Servidores Públicos, no Tiroleses.
O Corpo de Bombeiros, conforme narrou o tenente Felipe Daminelli, está atento à situação, com embarcações motorizadas e bombeiros, tanto militares como comunitários, em condições de entrar em operação imediatamente ao chamado. As autoridades também alertam para a necessidade dos moradores de área inundáveis manterem atualizados contatos com caminhões de frete e outras providências necessárias em caso de iminente evacuação.
Perigo de deslizamentos
Além da possibilidade de enchente, devido a terra estar muito molhada, as autoridades têm mantido algo grau de preocupação com a possibilidade de deslizamentos. Por isso, alertam mais uma vez aos moradores cuja habitação está perto de barrancos ou de encostas de morros, que estejam atentos e preferencialmente deixem a residência até a situação se normalizar.