A única forma de garantir a proteção das pessoas é através da conscientização e prevenção, e foi seguindo essa linha que a Prefeitura de Timbó organizou uma força-tarefa responsável por fiscalizar estabelecimentos comerciais de todos os segmentos no município. Entre os locais fiscalizados nesta manhã estiveram farmácias, imobiliárias, lojas e restaurantes. Já durante a tarde o alvo serão as autoescolas e, à noite, o foco serão bares, lanchonetes e restaurantes.

Quem está à frente dessas ações são o Procon, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar do município. Desde o início da pandemia essas ações já aconteciam no município através de fiscais do Procon e da Vigilância Sanitária, porém, o reforço das demais autoridades é de extrema importância na atual situação.

Na manhã de hoje, dia 21 de julho, iniciaram as vistorias em estabelecimentos do Centro da cidade, onde foi verificado, um a um, se as medidas de higienização e prevenção estão sendo cumpridas. Também foi entregue em cada local uma cópia do novo decreto municipal, assinado ontem, que traz medidas mais restritivas em todo o território urbano. “O que estamos olhando é se tem álcool em gel na entrada, se funcionários e clientes estão fazendo o uso correto de máscara, se há algum tipo de aglomeração, e questões similares”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Carlos Bras Busarello.

Segundo o coordenador do Procon, Osvaldo Brodwolf, outra situação observada foi a questão dos provadores de roupa. “Já faz algum tempo que não é permitida a prova de roupas nas lojas e nem que o cliente leve alguma peça para provar em casa. Isso vale para roupas, calçados e qualquer outro item. Nessas primeiras lojas observamos que as pessoas estão seguindo as recomendações. O principal problema enfrentado ainda é a aglomeração, principalmente em situação quando mais de uma pessoa da mesma família entra no local”, alerta.

Diante disso, todos os gerentes e proprietários foram novamente orientados sobre como proceder. “Iremos em cada local, sem falhar. Até mesmo para garantir que essa ação e fiscalização atinjam todos os estabelecimentos nos quais essa força-tarefa irá atuar no decorrer desta semana e da próxima também. Desde o início da pandemia estamos focados nisso e não iremos parar”, afirmam os coordenadores.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Fotos: Aline Brehmer/Ascom PMT