Demutran realiza Blitz Educativa em diversos bairros

As Blitz Educativas realizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito – Demutran de Timbó são realizadas geralmente nas imediações das escolas, com a participação sempre ativa dos Agentes de Trânsito e também dos Alunos-Guia.
De acordo com a coordenadora de Educação Para o Trânsito da Prefeitura de Timbó, Carla Soraya Groni, há muitas dúvidas e abordagens controversas, até mesmo pelos meios de comunicação, sobre o trânsito. Segundo ela “fala-se sobre acidentes, aumento do fluxo de veículos, velocidade, falta de fiscalização ou excesso de fiscalização, muitas vezes, sem fundamento”.
Nessas Blitz Educativas orientamos e entregamos material informativo para os motoristas. “Nós temos a possibilidade e a necessidade de orientar, educar para um trânsito mais seguro, porém, a escolha é de cada um. Se vai transitar de forma consciente e preserva a vida, ou vai cometer infrações que podem resultar em crime e até morte, inclusive”, reflete Carla.
“É necessário lembrar que a premissa maior para a criação de leis é a necessidade. Se alguma lei é criada, a mesma advém para regular, organizar algo e assim foi em relação ao trânsito, quando foi criado o CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, lembrou a coordenadora.
Ainda segundo Carla, conforme nossa legislação brasileira, a pessoa adquire concessão para dirigir mediante realização de aulas teóricas e práticas, além de teste escrito, psicológico e prático. “Partindo desse pressuposto, todas as pessoas que possuem habilitação teriam que ter conhecimento referente à legislação, no entanto, as estatísticas contradizem isso”.
A coordenadora disse também que o objetivo das Blitz Educativas é, claramente, de educar desde cedo e atrelar essa educação ao movimento diário no trânsito da cidade. Carla frisa, ainda, que essas blitz são uma extensão de um trabalho preventivo. “O município, através de seus Agentes de Trânsito, junto com os órgãos de segurança (Polícia Militar) continuam realizando as fiscalizações de rotina”.