No último sábado, dia 20 de novembro, aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Timbó, na Sociedade Recreativa Cultural. Participaram artistas, fazedores de cultura, sociedade civil representada por vários segmentos e representantes do poder público.

A programação iniciou com a inscrição dos participantes para 1ª Conferência e para o novo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).  Lodo após, foi feita a leitura do regimento interno da Conferência e a apresentação do Plano Municipal de Cultura de Timbó, pelo mediador Vanderlei Lazzarotti.

O Plano começou a ser construído em 2019, no Fórum de Cultura. Durante a Conferência foi amplamente discutido e aprovado, adequando as propostas, objetivos, estratégias, ações e metas aos prazos de execução para o próximos dez anos.

Ainda de manhã, houve a palestra sobre Elaboração de Projetos Culturais, fundamental para acessar o Fundo Municipal de Cultura e demais editais.

“A realização desta conferência apresenta um ganho importante na área cultural do município, com a implementação de políticas públicas, por meio da Lei que criou o Sistema Municipal de Cultura e seus elementos constitutivos. Assim, a área cultural terá uma maior participação na gestão da cultura no município”, celebra o Diretor Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.

Conselho Municipal de Política Cultural

Também ocorreu a eleição e nomeação dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e a apresentação dos membros representantes do Poder Público para o mandato de dois anos (2022 e 2023). Confira abaixo quem são:

Representantes do Poder Público:

Fundação de Cultura e Turismo: Jorge Ferreira (titular) e Jarbas Dallabrida (suplente).

Assessoria de Turismo: Carol Lais Reinecke (titular) e Inês Klaumann (suplente).

Secretaria de Educação: Valmor Pasold Junior (titular) e Rúbia Manuele Camphegher (suplente).

Secretaria de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente e Indústria e Comércio: Bruna de Andrade (titular) e Jean Vargas (suplente).

Secretaria da Fazenda e Administração: Djonatan Cristofolini (titular) e Maria Angélica Faggiani (suplente).

Departamento de Imprensa: Ana Paula Voltolini Reiss (titular) e Raquel Briana Piske (suplente).

Representação da Sociedade Civil – Setoriais

Dança: Orlando Fagundes Filho (titular) e Sergio Krüeger (suplente).

Música: Noika Roeder Zipf (titular) e Margareth Hardt Hochheim (suplente).

Teatro: Geraldo Müller Junior (titular) e Jean Carlos Devigili (suplente).

Artes Visuais: Leila F F Claudino dos Santos (titular) e Rosinha Imthurm (suplente).

Literatura: Andressa K B Korczagin (titular) e Bruna Nicole Tafner Pasqualini (suplente).

Culturas populares: Benno Conti (titular) e Flávio Strey (suplente).

Capacitação

Durante a tarde, os novos membros do CMPC participaram de capacitação com Elaine Calove, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Itajaí, com o tema Funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural de Timbó e Setoriais de Cultura.

Pré-Conferência

A conferência teve inicialmente uma pré-conferência virtual, realizada no dia 11 de novembro, quando foi apresentado o Sistema de Cultura Nacional e seus elementos constitutivos, que foram base para a criação do Sistema Municipal de Cultura de Timbó, promovendo uma nova gestão cultural no município.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Divulgação Fundação Municipal de Cultura e Turismo