O município de Timbó foi classificado como o primeiro município do Vale Europeu e o segundo de Santa Catarina no quesito Finanças Públicas, no Índice CFA de Governança Municipal, entre municípios com até 50 mil habitantes. O índice é o resultado do estudo feito pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em todo o país. No índice Geral de Governança Municipal o município está em 4º lugar no estado e em 23º no país.

Para a elaboração do índice que mede as finanças públicas, o CFA avalia a autonomia do município, os investimentos, a liquidez, o gasto com pessoal, o gosto per capita em Saúde, o gasto per capita em Educação, o gasto per capita do legislativo e o indicador da situação previdenciária. Para o índice Geral são analisados além das Finanças Públicas os números que envolvem a gestão e o desempenho da administração municipal.

O município de Timbó vem ao longo dos últimos anos fortalecendo sua administração com mais eficiência nos serviços públicos, menos burocracia, além de abrir para as parcerias público-privadas que fazem com que empresas especializadas tragam para dentro do setor público todo o seu knowhow (conhecimento e gestão).

O prefeito Jorge Kruger salientou que o resultado deriva do acerto administrativo, da cooperação institucional com demais instâncias públicas e da eficiência no trabalho do servidor público municipal. “Sem dúvida quem sai ganhando com todos esses índices de destaque é a população, que pode manter a confiança na administração que está à frente do poder público municipal. Agradeço de forma especial aos nossos servidores municipais, à Câmara, aos nossos empresários, aos trabalhadores timboenses e à população que nos apoia”.

Lançado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município. Ele também serve para reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Foto: Waldemar Neto/Ascom PMT