A Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está elaborando o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB). Trata-se de uma política pública para incentivos no setor do livro.

“A intenção é fortalecer a cadeia produtiva do livro, leitura e bibliotecas no município”, explica o diretor Presidente, Jorge Ferreira. O primeiro momento foi a Conferência on-line, realizada nesta quarta-feira, dia 4 de agosto.

Consulta Pública

Para dar continuidade ao processo de construção do Plano está sendo realizada uma Consulta Pública, a qual a comunidade timboense pode contribuir com ideias, através de formulário on-line. A Consulta ficará aberta até o dia 20 de agosto.

Confira abaixo o passo a passo de como contribuir na construção do Plano com a sua ideia:

Passo a passo

• Acessar o site da bibliotecarural.com.br na aba PMLLLB e selecionar a cidade de Timbó.
  • Na página, acessar a imagem ‘Diagnóstico de Timbó’. Ali será redirecionado a um relatório que traz vários indicadores que irão ajudar na construção das propostas para a criação do Plano.
  • Na mesma página da cidade de Timbó, acessar a imagem Consulta Pública. Ali consta o formulário que os cidadãos devem preencher, indicando as propostas para o Plano. No formulário poderão ajudar a estabelecer metas para cada um dos quatro eixos que estruturam o Plano: Eixo 1 – A democratização do acesso ao livro. Eixo 2 – A formação de mediadores para o incentivo à leitura. Eixo 3 – A valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico. Eixo 4 – O desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional. Para cada um dos eixos as metas são elaboradas para curto, médio e longo prazo (2, 5 e 10 anos).

Para auxiliar na compreensão e elaboração das sugestões, foram disponibilizados vídeos explicativos sobre cada um dos eixos:

Elaboração de propostas, metas e estratégias

Após o término do período da Consulta Pública, um grupo de trabalho, formado por equipe multidisciplinar, irá compilar as informações recebidas no formulário. A partir disso, então, o grupo irá organizar as propostas, metas e estratégias para ações na área.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: PMT