Agora a cutia mascote do Programa de Educação Ambiental de Timbó tem nome: Gaia. Ele foi sugerido pela estudante Valentina Volani Heusser, da Escola Municipal Erwin Prade, e ganhou a votação realizada entre escolas municipais, estaduais e particulares de Timbó.

A atividade foi realizada através de uma parceria entre o Departamento do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Como forma de reconhecer a estudante, na manhã desta quinta-feira, dia 19 de agosto, ocorreu a solenidade de entrega de um prêmio para a estudante. A escola também ganhou prêmios.

Participaram da solenidade de entrega o prefeito em exercício, Guilherme Voight Júnior, o secretário de Educação, Alfroh Postai, a secretária Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços tem como Secretária, Bruna de Andrade, a diretora da E.M Erwin Prade, Cleide Maria Uber Borth, a educadora ambiental, Carla Soraya Groni.

“Nós buscamos cada vez mais desenvolver ações que ajudem na melhoria da qualidade de vida. Aproveitamos essa época de pandemia que estamos vivendo para desenvolvermos e estruturarmos projetos e o Programa de Educação Ambiental de Timbó (PROMEA)”, explica a educadora ambiental, Carla Soraya Groni.

Escolha do nome

A mascote da PROMEA é uma cutia. A partir disso, foi realizada uma votação para escolher o nome do animal. A votação contou com a participação das escolas estaduais, municipais e particulares de Timbó. Os estudantes do Ensino Fundamental, dos Anos Iniciais e Finais, puderam registrar seu nome, sua turma, nome da escola e a sugestão de nome para a mascote, através de um link encaminhado a cada um.

Após essa primeira fase de sugestão de nomes, a equipe da SEMED e do Departamento do Meio Ambiente selecionaram nomes que têm relação com a questão ambiental. Então encaminharam estes nomes para votação para a escolha final, novamente através de um link.

Confira quais foram os nomes que estavam em votação:

• Pérola, que foi sugestão dos alunos Djhennyfer Valtrick, da E.M. Nestor Margarida e Guilherme Bet Lorenço, da E.E.B. Prof. Juvenal Cardoso Zanella. — Recebeu 34.7% dos votos
  • Amet (significa meio ambiente em latim), que foi sugestão do aluno Vitor Aquiles B. L. Zoboli, da E.M. São Roque. — Recebeu 23,7% dos votos
  • Gaia (significa mãe Terra), que foi sugestão da aluna Valentina Volani Heusser da E.M. Erwin Prade. — Recebeu 41,6% dos votos

Prêmio

Estes estudantes que foram para a fase final receberam uma entrada para o Eco do Avencal. Valentina, aluna que sugeriu o nome mais votado, também recebeu uma caneca alusiva à Educação Ambiental de Timbó. A E.M. Erwin Prade, onde Valentina estuda, recebeu livros de literatura relacionados à questão ambiental.

“Agradecemos a todas e todos que participaram da escolha do nome do mascote da educação ambiental de Timbó, e ficamos à disposição, enquanto GIEA e Departamento do Meio Ambiente para juntos tornarmos nosso município cada vez melhor, cada vez mais sustentável”, reitera Groni.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Waldemar Neto/Ascom PMT