Nesta semana o presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi, assinou um contrato com a empresa Engetintas Revestimentos Anticorrosivos Ltda, que foi a vencedora do processo licitatório para efetuar o serviço de impermeabilização e recuperação de dois reservatórios de água potável do SAMAE, sendo o primeiro localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro das Capitais, com capacidade de 1 milhão de litros, e o segundo no Bairro Quintino, com capacidade de 500 mil litros.

Girardi destaca que esse serviço poderá aumentar o tempo de vida útil das estruturas de aço dos reservatórios existentes em até 40 anos, através de uma tecnologia de revestimento interno baseada em resinas de poliuretano elastomérico.

“A aplicação deste sistema de revestimento com resinas de poliuretano, garante que a água potável não tenha nenhum contato com a estrutura do reservatório, e assim, protege o metal contra os ataques químicos do cloro, e ainda, preserva a qualidade da água tratada que é distribuída às residências e aos estabelecimentos timboenses”, esclarece.

O coordenador do Setor Técnico do SAMAE, Rodrigo Catafesta Francisco, explica que esse material que vai ser utilizado no revestimento interno dos reservatórios do SAMAE é o mesmo utilizado em importantes obras de engenharia como na usina de Itaipu, ou ainda, em estações de tratamento de água ou esgoto de grande porte.

“A recuperação destas estruturas é necessária e os trabalhos iniciarão em breve. A execução será programada para ocorrer em períodos com menor consumo de água, conforme o agendamento que faremos entre a empresa contratada e o SAMAE, visando minimizar ao máximo qualquer impacto no abastecimento da comunidade”, afirma Francisco.

O Diretor de Operação, Manutenção e Expansão do Samae Timbó, Diego Zatelli, diz que o valor investido pelo SAMAE para a execução destes serviços será de R$ 677.006,00. “Importante reforçar que este é um trabalho fundamental para garantir a conservação e o pleno funcionamento das estruturas de abastecimento e reservação de água da cidade. Como as demais obras da autarquia, essa também foi pensada a longo prazo, para o benefício de todos”.

 

Assessora: Aline Brehmer/Samae Timbó

Foto: Gustavo Peitruka/Samae Timbó

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here