O SAMAE Timbó, em ação conjunta com a Prefeitura de Timbó através da Secretaria de Obras, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), realizou o plantio de 33 mudas de ipês (rosas e amarelos) na Rua Pomerode, no Bairro Pomeranos.

Participaram do plantio o presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi; a secretário de Planejamento, Bruna de Andrade; o secretário de Obras, Moacyr Cristofolini Jr.; o diretor do departamento de Meio Ambiente, Ricardo Longo Orsi; o diretor de operações do SAMAE, Diego Zatelli; os vereadores Adriano José da Silva, Edson Bona e Flávio Buzzi, membros do 20 Grupo Escoteiro de Timbó, dentre demais representantes da comunidade.

A iniciativa, vinculada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, visa conscientizar e mobilizar as pessoas às causas ambientais. “Esse foi um ato simbólico, para reforçar a importância da data. Porém, o cuidado com o meio ambiente precisa acontecer todos os dias. Plantar árvores é algo importante, nossa forma de devolver à natureza um pouco de tudo que ela nos proporciona, além dos benefícios que a arborização traz, mas há muitas outras maneiras de contribuir também”, destaca Girardi.

“A Rua Pomerode é uma importante via para o município e, aqui, temos agora cerca de 200m de arborização, mas queremos que esse plantio aconteça em toda a extensão dessa rua e demais vias do município, promovendo maior purificação no ar, sombra, auxiliando na estabilidade climática, além de ajudar na redução da poluição sonora e auxiliar na conservação do meio ambiente”, complementa Orsi.

Para Zatelli, os cuidados com a natureza acontecem nos mínimos detalhes e, por isso, quanto mais pessoas participarem, maior o impacto dessas ações. “Separar corretamente os materiais recicláveis de resíduos orgânicos, fazer compostagem em casa, não desperdiçar água e energia, são algumas das atitudes simples das quais estamos falando. Aqui no SAMAE temos um controle rigoroso na qualidade da nossa água potável, mas é importante reforçar que as ações ambientais sempre geram impacto também. Por isso, quando todos fazem sua parte, todos ganham”, afirma.

Assessora: Aline Brehmer/Samae Timbó

Fotos: Waldemar Neto/Ascom PMT