Um caminhão do SAMAE Timbó ficou cheio após um trabalho de limpeza realizado na área de proteção ambiental da Rua Áustria, no Bairro das Nações. Televisores, pneus e lâmpadas foram alguns dos itens recolhidos por servidores da autarquia e uma ação conjunta com a Prefeitura, através das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente.

A estagiária do SAMAE, Maike Leticia Link, diz que todos ficaram surpresos com a quantidades de resíduos que foram encontrados.

“No início olhamos de cima da rua e pensamos que não haveria tanta coisa, mas logo que iniciamos a descida do barranco começamos a encontrar muito material, garrafas, cobertores, partes de máquina de lavar, gaiolas e até mesmo embalagens de reciclados cheias de material”, relata.

Conscientização, cuidado e respeito

O diretor do departamento de Meio Ambiente do município, Ricardo Orsi, destaca que essa é uma ação de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre os cuidados e respeito com o meio ambiente.

“Encontramos televisores de tubo e na beira da estrada lâmpadas fluorescentes, que além de possuírem contaminantes, podem ferir os pedestres que caminham pela região. Por isso sempre frisamos que uma ação, mesmo que pequena, mas feita por muitas pessoas, traz grandes resultados e benefícios para todos”, afirma.

Agendamento para coleta de materiais

Quem também participou dessa ação foi a a responsável pelo setor de Educação Ambiental, Carla Soraya Groni. Ela destaca que Timbó é um município que preza pela qualidade de vida, porém atitudes negativas como o descarte irregular, por exemplo, acabam afetando a todos.

“O município  dispõe de uma estrutura de Ecoponto que é administrada pelo SAMAE. Quando a pessoa tiver algo para descartar pode levar ao Ecoponto, e se forem objetos de grande volume como móveis e eletrodomésticos as pessoas podem agendar uma coleta. Desta forma, não há motivos para continuar o descarte incorreto em terrenos baldios ou na natureza, isso sem falar que poluição ambiental é um crime grave”, esclarece.

O número para fazer o agendamento dessa coleta é o (47) 3380-7532. Após o agendamento, a equipe do SAMAE vai gratuitamente no local fazer o recolhimento dos itens. Já quem quiser deixar suas doações no Ecoponto, o endereço é na Rua Rio Grande, no Bairro dos Estados.

Denuncie

Quem flagrar situações de descarte irregular pode e deve fazer uma denúncia ligando para o número (47) 3380-7147.

O engenheiro florestal do setor de Meio Ambiente, Murilo Malheiros, diz que graças a participação de todos, os objetivos da ação foram alcançados e que, no decorrer do ano, outras ações de conscientização como essa serão realizadas em Timbó, através do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental – GIEA, que une diversos setores do município.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Fotos: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here