Foi realizada, em todas as áreas da sede do SAMAE Timbó, uma fiscalização detalhada acerca de como vem sendo feito o descarte de resíduos. Essa iniciativa é o primeiro passo para implementar na autarquia o Programa Lixo Zero, que tem como objetivo reduzir, no mínimo, 90% de todos os resíduos sólidos gerados na autarquia e que seriam encaminhados ao Aterro Sanitário.

O Presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi, destaca que o SAMAE conquistando essa certificação, será a primeira autarquia municipal de saneamento básico do Brasil a obter esse título.

“Antes de tudo, é preciso dar o exemplo. A partir do momento em que conseguimos efetuar na prática a educação ambiental aqui e conscientizar mais pessoas, também estamos preservando e protegendo nosso meio ambiente, promovendo a qualidade de vida das futuras gerações, e esse é o real propósito”, afirma.

Esse trabalho está sendo desenvolvido pela empresa Euro Ambiental, sendo que ficaram responsáveis por efetuar essa etapa do programa a coordenadora de Licenciamento Ambiental e Auditoria, Fernanda Laís Waccholz e a Analista Ambiental Jr., Suyen Larissa Lima. Foram elas que abriram e analisaram o conteúdo de cada um dos sacos de lixo que estavam na autarquia.

“O primeiro passo foi fazer a composição gravimétrica, que consiste em colher os residuários, abrir tudo e separar orgânico, plástico, papel, enfim, cada resíduo. Em seguida pesamos, para ver qual é o percentual de mistura que há e, com base nisso, damos início aos próximos passos, que são o treinamento e reeducação, buscando alcançar a diminuição de até 90% de resíduos que seriam encaminhados ao aterro”, esclarece Fernanda.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Fotos: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here