A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, alerta para o número alto de faltas em exames e consultas em todo o sistema de saúde pública do município. Entre março de 2021 até o momento foram realizados 27.757 agendamentos para consultas e exames. Desses, aproximadamente 20% não compareceram. Isso representa mais de 5500 faltas em pouco mais de três meses.

Entre as consultas em especialidades médicas encaminhadas das Unidades de Saúde da Família (USF) para a Policlínica de Referência, com mais faltas estão cardiologia, ortopedia/traumatologia, psiquiatria, pediatria e dermatologia. Somente no mês de junho, as consultas em especialidades somam 450 faltas.

O secretário de Saúde, Alfredo João Berri, aponta que é preciso conscientização por parte da população quanto as faltas. “Elas afetam todos. Outros pacientes que estão na fila poderiam ter sido atendidos antes se pessoas não tivessem marcado e não comparecido. É necessária mais responsabilidade quanto a estes compromissos. Até porque se elas procuraram o serviço, é para o bem da sua própria saúde que compareçam”.

Confira os dados:

Consultas especializadas (de 01/3 a 21/6) – Compreende encaminhamentos das USFs para a Policlínica. Estão incluídos angiologia, cardiologia, cardiologia-eletrocardiograma, cirurgia geral – ambulatorial, cirurgia geral – hospitalar, cirurgia pediátrica – avaliação cirúrgica, cirurgia em ginecologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiólogo, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, nefrologia, nefrologia, neurologia, Ortopedia/Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Urologia Hospitalar.

  • 8255 agendamentos
  • 851 faltas, o que representa 10,3%

Consultas básicas (Do período de 01/3 a 21/6) – Compreende agendamentos de todas as 10 USFs, Apae, Caps, Cento de Enfrentamento Covid, Centro Odontológico de especialidades, Núcleo Ampliado de Saúde da Família – Nafs (Psicólogo), Nafs 2 (Nutricionista), Policlínica de Referências (agendamentos internos) e Vigilância Epidemiológica.

  • 15.441 agendamentos
  • 4565 faltas, o que representa 29,56%

Mamografia (Do período de 01/3 a 31/5)

  • 283 agendamentos
  • 18 faltas, o que representa 6,36%

Ultrassonografia (Do período de 01/3 a 31/5)

  • 1381 agendamentos
  • 78 faltas, o que representa 5,64%

– Raio X (Do período de 01/3 a 31/5)

  • 2250 agendamentos
  • 9 faltas, o que representa 0,4%

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Waldemar Neto/Ascom PMT

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here