Foto: Fábio Gonçalves

Esta sexta-feira, dia 16, foi agitada na educação timboense. Aconteceu o TechDay, evento de lançamento da parceria pioneira entre a Prefeitura de Timbó e o Google for Education.

O dia começou com uma transmissão ao vivo às 8h, que contou com a participação do prefeito de Timbó, Jorge Krüger, e o secretário de Educação, Alfroh Postai, juntamente com os profissionais da GetEdu, Welington Maciel e Marcele Aline, e o Head do Google for Education, Alexandre Campos.

O TechDay foi transmitido nas seis escolas municipais, de onde os professores acompanhavam o anúncio da novidade já utilizando as telas touchscreen interativas de 75 polegadas. Após o término da transmissão, cada professor que atua em Unidades Pré-Escolares e Escolas de Ensino Fundamental e cada educadora de Núcleos de Educação Infantil recebeu um Chromebook – um computador portátil de última geração com tela sensível ao toque.

Parceria

Neste novo programa de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Google for Education, foram adquiridos 1.380 chromebooks e seis telas touchscreen de 75 polegadas – como se fossem quadro negros – o que é uma novidade para uso em escolas públicas no Brasil. Esses equipamentos permitirão o acesso a todas as ferramentas do ambiente Google voltado à educação.

Além dos professores, os estudantes também terão chromebooks à disposição. Cada Escola Municipal e Unidade Pré-Escolar irá receber uma quantidade de dispositivos proporcional ao número de estudantes, para os professores usarem com os alunos nas atividades escolares. Para garantir uma conexão de ainda mais qualidade nas salas de aula, está incluso ainda um sistema móvel de internet.

Formação continuada Google

As seis escolas municipais também estão sendo equipadas com a tela touchscreen interativa de 75 polegadas. Essas telas gigantes podem se mover, possibilitando seu deslocamento de uma sala de aula a outra. Esta é a primeira vez que este modelo de tecnologia importada é usado em escolas do Ensino Fundamental no país.

Além de inserir as tecnologias nas escolas, a Secretaria também se preocupou em ofertar formação para os profissionais que atuam nestas instituições. Por isso, também foi adquirido um curso com certificação da Google, voltado à equipe técnica, gestão escolar e corpo docente. Cada um dos cerca de 300 profissionais da rede municipal receberá este pacote de 80 horas de formação on-line.

Os professores também terão à sua disposição, ao longo do ano, um suporte técnico pedagógico. Quando algum professor tiver dúvidas sobre como preparar uma aula com as novas ferramentas tecnológicas, ele poderá contatar a equipe da GetEdu, que representa o Google for Education no Brasil.

No recesso escolar que começa na próxima semana, os professores já poderão levar o Chromebook para casa para explorar a nova tecnologia e planejar suas aulas para o próximo semestre letivo.

Mais novidades

Em cada uma das seis escolas, a Google personalizou uma sala de aula. Como Timbó é pioneira no país em adotar o uso de todas estas ferramentas, o município deve continuar a receber novidades da Google.

Suporte

A SEMED também garante que nenhum profissional ficará sem equipamento. Se algum Chromebook apresentar problema, a Secretaria possui dispositivos reserva para fazer a substituição imediata. Os aparelhos com problemas serão enviados para manutenção, o que também está previsto no contrato de aquisição.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto destaque: Fábio Gonçalves