Após 10 meses de trabalho, de encontros presenciais e online, de estudos e pesquisas, de trocas coletivas e consultorias individuais, aproximadamente 30 novos produtos foram criados pelos artesãos de Timbó que participaram do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre a Prefeitura de Timbó e o Sebrae-SC no programa Cidade Empreendedora.

Estes produtos estão divididos em oito coleções inspiradas em temas da identidade cultural de Timbó e apresentados em um catálogo, cujas fotos foram produzidas no Museu do Imigrante, ressaltando a história e cultura do município e trazendo valor e diferencial à criação das artesãs que participaram desse programa.

Técnicas tradicionais, como pintura Bauer, bordado e artesanato com a palha de milho, muito presentes na história de Timbó e do Vale Europeu, são destaques nessa coleção, assim como temas que representam a vida do colono imigrante, a arquitetura das casas no estilo enxaimel e suas principais representações na cidade, a fauna local, a flora e os cenários atuais e antigos de Timbó aparecem nas obras.

Sob a responsabilidade da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, através do diretor-presidente, Jorge Ferreira, e a gestora de turismo, Cintia Kaestner Kopsch, e orientadas pelas consultoras do Sebrae-SC, Michele Laforga e Bárbara Wagner, as artesãs de Timbó se beneficiaram de um processo de criação conjunta, que mudou o seu olhar e buscou valorizar a cultura local, adquirindo conhecimento que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação de seus produtos e num novo posicionamento de mercado com uma oferta diferenciada na região, promovendo o empreendedorismo, o aumento da sua renda e da sua autoestima.

O catálogo foi lançado na última sexta-feira, dia 02 de setembro, juntamente com a exposição das novas coleções, em evento restrito a autoridades, imprensa e convidados no Museu da Música, quando as artesãs receberão seus certificados e terão suas obras reconhecidas.

Após o evento de lançamento, as novas obras dessas artesãs estarão expostas e abertas à visitação no Museu do Imigrante, a partir do dia 06 de setembro até 02 de outubro.

A comercialização destes produtos irá ocorrer na Casa do Artesão, no centro de Timbó, e futuramente, na loja da Associação Artes no Jardim, a ser aberta no Jardim Botânico.

Mais fotos podem ser acessadas aqui.

Texto: Sebrae-SC

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here