A noite da última sexta-feira, dia 18 de novembro, foi muito especial, com a inauguração do Centro Integrado de Cultura (CIC) e do Teatro Municipal de Timbó. Depois de 14 anos, a cultura de Timbó volta a ter um espaço exclusivo para apresentações culturais, de teatro, exposições, além de salas mais adequadas para os cursos da Fundação de Cultura e Turismo (FCT).

Em uma cerimônia restrita a convidados, a inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais e representantes de grupos culturais e entidades de classe do município.

“Estamos realizados e felizes com este momento, pois não há desenvolvimento sem compromisso com a cultura. A inauguração do CIC encerra um ciclo difícil para a nossa cultura, pois ficamos por muito tempo sem teto. A inauguração abre a possibilidade para artistas jovens e experientes a trabalharem juntos, nas várias formas de expressão em que a cultura se apresenta como: teatro, dança, música, literatura, artes plásticas e tantas outras possibilidades que nossos artistas ainda vão inventar”, celebrou em seu discurso o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.

“O CIC certamente será um divisor de águas para a história da nossa cultura e turismo, realizando este antigo sonho da classe cultural e de toda comunidade timboense. Agradeço a todos que ajudaram a estarmos aqui inaugurando este espaço, que trabalharam nesta grande obra, construída 100% com recursos próprios do município”, comemorou o prefeito Jorge Kruger durante seu discurso de inauguração. Ele ainda adiantou que o local passará a se chamar Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, uma homenagem ao ex-prefeito, que foi um grande incentivador da cultura.

Neste importante capítulo da história de Timbó, o diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Júnior Gama, apresentou a Timbó 2040, com as metas dentro de diversos aspectos, como educação, saúde, economia, que Timbó pretende alcançar nos próximos 18 anos.

Marcando esta nova fase com o CIC, foram apresentadas as novas logomarcas da Fundação de Cultura e Turismo e toda sua estrutura: Visite Timbó (turismo), Teatro Municipal, Museu do Imigrante, Museu da Música, Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, Arquivo Público Muncipal Professor Gelindo Sebastião Buzzi, Casa de Artes Manuais.

Para fechar o evento com chave de ouro, os grupos culturais do município realizaram uma apresentação musical, com a participação dos grupos culturais Banda Municipal Professor João Müller, Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, Coral Misto da Sociedade Recreativa e Cultural, Grupo Folclórico Os Cinquentões, Grupo Vocal Syahamba, Volkstanzgruppe Blauer Berg, Grupo de Dança Andreia Mendes, com diversos cantores convidados.

No sábado, em evento aberto para a comunidade, estes grupos voltaram a se apresentar no CIC, com a versão completa do espetáculo.

Medalha de Mérito Cultural

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega da Medalha de Mérito Cultural Lindolf Bell, que homenageia artistas grupos culturais e personalidades culturais do município, que se destacaram por suas relevantes contribuições ao patrimônio artístico e cultural de Timbó. A partir de agora, a Medalha passa a ser entregue anualmente. Confira quem foram os 16 homenageados:

Categoria Personalidades culturais:

• Gelindo Sebastião Buzzi