A partir do dia 12 de julho, o Museu do Imigrante inicia sua nova exposição “Memórias da Cidade”. A exposição fotográfica será composta com parte da coleção de fotos de Curt Donner, bisneto do fundador de Timbó, Frederico Donner.

São dezenas de imagens da cidade, seus eventos, cidadãos e paisagens, que foram reunidas e organizadas ao longo de anos. Curt Donner foi um grande colecionador no município e ex-presidente da Associação Filatélica e Numismática de Timbó (AFINUTI), nascido em 5 de dezembro de 1929. Ele faleceu em 2019, deixando sua coleção aos cuidados da esposa, Sra. Astrit Donner.

A exposição segue até 28 de agosto na Galeria Max Hartmann, do Museu.

A importância da fotografia

De acordo com a equipe do Museu do Imigrante,a fotografia, que já foi considerada uma forma de congelar e eternizar um momento, uma paisagem ou um evento, hoje é presente em todos os lugares e situações do cotidiano, seja para informar ou comunicar em tempo real. No passado, por conta do custo e complexidade da operação dos dispositivos, esse artifício servia a memória e tinha um outro significado.

Através de uma foto era possível observar o passado, resgatar lembranças, driblar o tempo. Para aqueles que gostam de história, as fotos continuam a ocupar esse lugar de instrumento para a compreensão da realidade. Os colecionadores se empenham na constante disputa pelos registros mais interessantes do passado.

Visitação

O Museu do Imigrante está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

A entrada tem o valor de R$ 2, para estudantes é metade e idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita. Está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 211, no Centro de Timbó.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Divulgação PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here