Nesta sexta-feira, dia 20 de maio, o Museu do Imigrante inaugura sua nova exposição, intitulada “Timbó: de Povoado a Distrito”. Ela irá apresentar elementos que antecederam a criação do distrito, como o processo colonizatório e as comemorações do cinquentenário realizado em 1919, por meio de textos, linhas do tempo, fotografias e peças do seu acervo.

A exposição segue até 03 de julho no Museu. De acordo com a equipe do Museu do Imigrante, esta é também uma homenagem a Frederico Donner, pioneiro no processo de colonização de Timbó e que faleceu no mesmo ano em que Timbó tornou-se distrito. Donner foi figura de destaque na região por conta de sua atuação como comerciante e membro ativo da comunidade luterana, tendo sido de grande importância para o desenvolvimento econômico de Timbó.

Saiba mais sobre a história de como Timbó passou de povoado a distrito

Nas primeiras décadas do século XX, os municípios que hoje fazem parte do Vale do Itajaí pertenciam a “Grande Blumenau”, entre eles, Timbó, que se destacava economicamente como uma das localidades mais prósperas da cidade.

Os moradores reivindicavam melhorias na infraestrutura do então povoado, como a construção de pontes e vias de acesso, mas nem sempre eram atendidos pela administração blumenauense.

Foi assim que deu-se início a um longo processo, por meados da década de 1910, para transformar a comunidade em distrito. O objetivo era obter maior autonomia política para solucionar seus problemas estruturais.

Foi então, há praticamente 100 anos, em 29 de maio de 1922, que a comunidade foi elevada à categoria de distrito, com o nome de Benedito-Timbó. Esta autonomia colaborou para o desenvolvimento socioeconômico do local, que abrange, hoje, os municípios de Timbó e Benedito Novo.

Visitação

O Museu do Imigrante está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

A entrada tem o valor de R$ 2, para estudantes é metade e idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita. Está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 211, no Centro de Timbó.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Divulgação PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here