A partir desta sexta-feira, 1º de abril, o SAMAE Timbó e todos os setores que integram a autarquia não fazem mais uso de copos descartáveis, sendo que os suportes de copos, assim como os itens em estoque, foram retirados e encaminhados para uma destinação final adequada.

Para tornar essa ação possível, cada um dos 95 colaboradores da autarquia que atuam na sede administrativa, Simplifica Timbó, Estação de Tratamento de Água (ETA), Ecoponto e Central de Coletas recebeu uma caneca sustentável, feita com fibras de casca de coco, que serve tanto para bebidas quentes quanto geladas e possui alta durabilidade.

Lixo Zero

Essa iniciativa integra o Programa Lixo Zero, que está sendo implementado na autarquia no decorrer deste ano em parceria com a empresa Euro Ambiental, e tem como finalidade a redução de até 90% na geração de resíduos que seriam encaminhados ao Aterro Sanitário.

Mas, mais do que isso, é uma mudança que vai gerar economia significativa aos cofres públicos a curto prazo. A estimativa é que entre quatro e seis meses, a aquisição das canecas já tenha sido equivalente ao valor da compra de copos plásticos no mesmo período.

Economia aos cofres públicos

O presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi, diz que entre os anos de 2019 e 2021, foram adquiridos 287,5 mil copos plásticos para uso tanto dos colaboradores quanto de visitantes — ou seja, se trata de uma mudança que também vai gerar economia e melhor uso dos recursos públicos.

“Com a aquisição das canecas, além de cada servidor já possuir a sua, calculamos uma margem extra para garantir que os visitantes também tenham uma caneca à disposição quando vierem ao SAMAE e demais setores. Esses recipientes estarão sendo higienizados para garantir segurança no consumo, afinal, a saúde pública sempre está em primeiro lugar em toda ação que o SAMAE propõe e realiza”, afirma.

 

Um projeto que vai além

O servidor Rodrigo Catafesta Francisco, que é coordenador do Setor Técnico e também um dos idealizadores da implementação do programa na autarquia, destaca que por atuar diretamente ligado à promoção da qualidade de vida o SAMAE busca, através do exemplo, inspirar outros órgãos governamentais, bem como entidades privadas, para que voltem seus olhos ao valor e a importância de ações sustentáveis.

“Sem dúvida será motivo de orgulho para nós conquistar o selo Lixo Zero, mas inspirar outras pessoas nesse mesmo caminho, para que busquem mais informações e ações, é muito importante também. Afinal, só conseguimos ser Lixo Zero mesmo se todos se envolverem e abraçarem a causa. É preciso dar o exemplo para cobrar qualquer mudança”, afirma.

Copo descartável tem vida útil de apenas 13 segundos

A estagiária Maike Letícia Link, que também é uma das idealizadoras da aplicação do Programa Lixo Zero na autarquia, explica que após o display, o tempo de vida útil de um copo plástico é de 13 segundos — em seguida, é descartado no lixo reciclável.

“Segundo uma pesquisa feita pela entidade Menos 1 Lixo, para fabricar um único copo descartável, são utilizados entre 500ml e 3 litros de água. Para lavar a caneca ou um copo de vidro, por exemplo, a água utilizada fica em torno de 300ml. Quando utilizamos um copo descartável, a quantidade de água consumida e CO2 emitido é maior do que quando fazemos uso de recipientes retornáveis”, esclarece.

 

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Foto: Divulgação SAMAE Timbó

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here