O mês de março está chegando e com ele, a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, inicia a importante Campanha do Março Lilás, de conscientização e combate ao Câncer de Colo de Útero. A melhor forma de combatê-lo é prevenindo.

O exame preventivo é oferecido em todas as Unidades de Saúde durante o dia. Se você é mulher, tem entre 25 e 64 anos, não deixe para depois, é um exame simples, rápido e a principal forma de detectar lesões que podem levar a doença. Se descoberto a tempo, ele pode ser tratado. Agende o seu exame preventivo com a sua Unidade de Saúde.

 Dia D

Além dos horários rotineiramente ofertados durante todo o ano, para contemplar as mulheres que não podem ir durante a semana, no sábado, dia 04 de março, todas as Unidades de Saúde de Timbó estarão atendendo das 8h às 12h e das 13h às 17h, somente exames preventivos.

Os atendimentos serão através de agendamento. Entre em contato com a sua Unidade de Saúde.

Saiba mais sobre o Câncer de Colo de Útero e o Exame Preventivo

O Câncer do Colo de Útero, também chamado de Câncer Cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), que em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para câncer.

Existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença: início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros; tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados); e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

“A prevenção primária do Câncer do Colo do Útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV. A transmissão da infecção ocorre por via sexual, por meio de abrasões ocasionadas pelo atrito nas mucosas ou na pele. Consequentemente, o uso de preservativos durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal e bolsa escrotal”, explica a enfermeira e coordenadora técnica da Saúde da Mulher, Luciana Butzke Marconcini.

Vacinação HPV

Luciana também lembra que entre as medidas de prevenção está a administração da vacina HPV. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é do tipo quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), que abrange os dois principais tipos responsáveis pelas verrugas genitais.

São duas doses para proteção completa, para meninas e meninos entre 9 e 14 anos.

As meninas ou meninos não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais nas Unidades de Saúde para tomar a vacina. É só apresentar um documento de identificação ou a caderneta de vacinação.

A vacina e o exame preventivo se complementam como prevenção desse tipo de câncer. Por isso, mesmo as mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo, periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos do HPV.

Orientações para o exame preventivo

A enfermeira Luciana reforça algumas recomendações importantes, para garantir um resultado correto:

  • Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais;
  • Não ter realizado ultrassom transvaginal nas últimas 24 horas;
  • Evitar relações sexuais 24 horas antes da coleta;
  • Não utilizar anticoncepcionais locais, espermicidas nas 24 horas anteriores ao exame;
  • Não estar menstruada

“Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê”, salienta.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here