Prefeitura entrega nova Creche com 100 novas vagas

A Secretaria Municipal de Educação de Timbó, numa parceria com as secretarias de Planejamento e Obras está realizando os últimos reparos e aguardando mais alguns equipamentos para a abertura do novo Núcleo de Educação Infantil (NEI), do Centro, na confluência das ruas Belém com Manaus. A previsão é que o atendimento às famílias inicie em setembro.
Este novo núcleo está localizado no Centro, mas como receberá transferência de crianças que estão sendo atendidas em outras creches do município tem uma influência direta nestes espaços: a abertura de novas vagas em diversos bairros, serão preenchidas conforme a ordem de espera.
De acordo com o prefeito Jorge Kruger, o novo NEI do Centro vem ao encontro da política de expansão da atividade educacional no município, prevista no plano de governo. “Uma das nossas metas para a Educação no município prevê a geração de mais vagas na educação infantil. No caso desta nova creche do Centro, por exemplo, vamos ter a possibilidade de aumentar essa capacidade e atender mais famílias, com a qualidade e com todo o cuidado que dispensamos nas demais unidades de educação do município”, destaca o prefeito.
O prédio do novo NEI, que anteriormente abrigava a Unidade Pré-Escolar Beija-Flor, foi totalmente reformado e adaptado para receber as crianças menores. Sua capacidade é de atender cerca de 150 crianças. Porém, deverá iniciar com 100 atendimentos, em turno integral, das 4h30min às 18h30min. Ao todo, 18 servidores da educação atenderão na nova creche.
Segundo o secretário de Educação, Alfroh Postai, cerca de metade da capacidade total de atendimento da creche já foi preenchida com as transferências internas. “Ou seja, as famílias do centro que tinham seus filhos em creches dos bairros, em Dona Clara, por exemplo, já transferiram para o novo NEI”.
Dia 14 de agosto, ainda segundo o secretário, serão abertas as inscrições online para as novas vagas no NEI do Centro, em torno de 30. “Os contemplados serão escolhidos pela ordem de inscrição e, claro, de acordo com a disponibilidade de vagas”, frisou. O site para as inscrições on-line será divulgado na próxima semana, no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais, com a hora de início das inscrições.
Ainda segundo o secretário de Educação, Alfroh Postai, algumas adaptações no prédio da nova creche do Centro, como nos banheiros e nos bebedouros, foram necessárias. “Além disso, vamos padronizar as luminárias e pintar algumas paredes”, disse.
O secretário lembrou, também, que uma nova ala foi entregue no ano passado, o que aumentou a capacidade de atendimento do novo NEI. “Esta nova ala possui mais duas salas grandes (berçários), uma lavação e um lactário”, explicou.
O secretário disse ainda que a parte externa e o parque infantil também estão sendo melhorados, promovendo mais segurança às crianças. Outra preocupação foi com o estacionamento para os pais que vão deixar e buscar as crianças, e para os servidores que estarão trabalhando no novo NEI. Locais específicos para eles estacionarem já foram criados.