Alunos do Clube de Tecnologia começam a desenvolver projetos de automação

Os alunos do Clube de Tecnologia da Escola Municipal Padre Martinho Stein estão desenvolvendo nesta semana um sistema de acendimento de luz de led, em mini casas, pelo celular, via bluetooth. É o início do contato direto com a automação. Neste primeiro momento, através de um esquema elétrico e de um programa previamente elaborado pelos professores, os alunos desenvolvem a habilidade de instalação e conexão do sistema com plataformas de arduíno.

De acordo com o professor e mestre em Ciências Naturais e Matemática, Douglas Ropelato, responsável pelo projeto nas escolas municipais, num segundo momento os alunos poderão escrever seus próprios códigos de programação.  “Com a placa de arduíno temos infinitas possiblidades. Podemos, por exemplo, automatizar uma casa, um escritório, o nosso carro, criar um novo equipamento, um novo brinquedo ou melhorar um já existente. Tudo vai depender da criatividade”, disse o professor.

O professor lembrou ainda que o principal objetivo do Clube de Tecnologia é fomentar a ciência e a tecnologia aplicada em sala de aula. “A robótica está inserida nesse contexto. Junto com a automação e com o conhecimento de outras ciências, ela é mais uma atividade realizada dentro do Clube de Tecnologia”, explicou Ropelato.

Como funciona o Clube de Tecnologia

O objetivo da Secretaria de Educação é ter um Clube de Tecnologia em cada escola municipal ainda este ano. No desenvolvimento do projeto, além de toda ciência e tecnologia envolvidos, os alunos são instigados a desmontar, analisar e criar novos mecanismos. Para tanto, eles utilizam diversas ferramentas que, ainda que sejam simples, são desconhecidas para grande parte dos alunos como chaves de fenda, alicates, ferro de solda, multímetro, pistola de cola quente, tesoura, estilete, serrote, micro retífica com brocas, lixas, entre outros.

As aulas do Clube de Tecnologia iniciaram no mês passado (março). Duas turmas de 15 alunos cada assistem as aulas às terças-feiras, numa sala montada especialmente para a atividade, no contraturno escolar da Escola Padre Martinho Stein. Serão ministradas por semestre 30h de aula para cada turma, formada por alunos do 6º ao 9º ano. A participação no Clube de Tecnologia é bem democrática, já que os alunos escolhem se querem ou não participar.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação o Clube de Tecnologia das escolas municipais de Timbó tem uma parceria com a Furb, através do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ciências e Matemática (PPGECIM).  Por isso, também estão envolvidos nessa cooperação mútua de tecnologia e ciência professores da Furb, como o doutor em Física, Elcio Schuhmacher e o doutor em Física e Mecânica, Robson Denke.