Escola Municipal Pe. Martinho Stein comemora 50 anos de história

0
1448

Em 2018, mais precisamente no próximo dia 23 de março, a Escola Municipal Pe. Martinho Stein completa 50 anos. Seu DNA é a qualidade no ensino fundamental, que vem ao longo dos anos colocando-a como uma das melhores escolas de Timbó, nos mesmos moldes e padrões que as demais escolas municipais seguem. No ano de 2016, por exemplo, a escola foi premiada pelo Ideb, programa do Governo Federal, como a quinta melhor escola municipal de Santa Catarina nas séries finais.

Para celebrar o cinquentenário da escola, uma série de atividades estão planejadas para acontecer de 23 a 25 de março, na própria escola. A primeira atividade acontece na sexta-feira (23) à noite, com um caráter de pré-abertura dos festejos. Uma noite intitulada “Memórias”.  Nesta noite, muitas histórias e lembranças serão revisitadas através de um vídeo histórico com fotos, depoimento das diretoras e de um vídeo gravado pela TV Escola. Será uma noite de agradecimentos e de homenagens.

No dia 24, às 19h30min, as atividades seguem com a realização de apresentações culturais no ginásio de esportes da escola e em seguida haverá a venda de x-salada e x-burguer. Nesta noite, acontecerá ainda o lançamento de um vídeo institucional para toda comunidade escolar.

No domingo (25), às 9h, acontecerá um culto ecumênico, que será realizado também no ginásio de esportes da escola. Logo após, será realizada uma prova de corrida rústica e um almoço, com venda de churrasco, refrigerante e pastel. À tarde será feita a partilha do bolo comemorativo do cinquentenário e o tradicional café, no qual os pais dos alunos fazem a doação de doces e salgados.

Nos dias 24 e 25 outros atrativos estão sendo preparados para as crianças da comunidade, de forma gratuita, como a Caravana Move do SESC e o Arvorismo com o Clube de Desbravadores. Também haverá uma exposição de objetos escolares antigos, relembrando o início das atividades na escola, bem como os uniformes, registros fotográficos, trabalhos escolares da época, etc.

Será organizado ainda um mural, intitulado Árvore Genealógica, que conterá os nomes dos alunos que foram matriculados no início de cada ano, desde 1968, como também os concluintes. Haverá uma galeria, com fotos, das ex-diretoras e turmas de formandos das 8as séries/9o ano.


Serviço

Cinquentenário da Escola Municipal Pe. Martinho Stein

Local: Rua: Rudolfo Piske, 310 – Bairro Pe. Martinho Stein

Dia 23/3 – Noite das Memórias às 20h;

Dia 24/3 – Apresentações Culturais às 19h30min, no ginásio da escola; entrega de X-salada, X-burguer e refrigerantes;

Dia 25/3 – Culto ecumênico – 9h; Corrida Rústica; Caravana SESC e Arvorismo – a partir das 10h e churrasco das 11h às 13h30min. Bolo alusivo aos 50 anos com Café Partilhado das 14h às 15h;

Durante o dia, haverá ainda, pescaria, churros, refrigerantes e exposições diversas.

 

50 anos, 50 ações 

Durante todo o ano letivo de 2018 serão realizadas 50 ações educativas e festivas, marcando assim o ano do jubileu. A equipe diretiva teve o cuidado de definir uma programação qualificada e abrangente, que pudesse retratar a história da escola e, também, delinear o seu futuro, propondo atividades que pudessem estreitar ainda mais as relações da instituição com a comunidade escolar. O objetivo da direção da escola é marcar o ano com muitas histórias e memórias.

 

As 50 ações educativas/festivas já planejadas:

 

1.       NOITE DAS MEMÓRIAS

2.       NOITE CULTURAL

3.       DIA DA INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE ESCOLAR

4.       CAMISETA 50 ANOS

5.       CULTO ECUMÊNICO

6.       CORRIDA RÚSTICA

7.       BOLO ALUSIVO 50 ANOS

8.       NOITE DO TERROR – ALUNOS DO 6º AO 9º ANO

9.       DECLAMAÇÃO DE POESIAS NO DIA DA POESIA

10.   FEIRA DE MATEMÁTICA

11.   APRESENTAÇÃO DO GRUPO MONTEIRO LOBATO

12.   SARAU LITERÁRIO COM O GRUPO POETANTES

13.   ATIVIDADES COM O GRUPO DE LEITORES

14.   PARTICIPAÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

15.   PROGRAMAS DA RÁDIO ESCOLA

16.   HOMENAGEM DIA DAS MÃES

17.   HOMENAGEM DIA DOS PAIS

18.   GINCANA DIA DAS CRIANÇAS E DIA DA FANTASIA

19.   HOMENAGEM PARA O DIA DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

20.   DESFILE CÍVICO 7/9

21.   DESFILE FESTA DO IMIGRANTE 12/10

22.   LANÇAMENTO DA AGENDA 50 ANOS

23.   PLACA ALUSIVA 50 ANOS

24.   VÍDEO MEMÓRIAS

25.   VÍDEO INSTITUCIONAL

26.   ATUALIZAÇÃO DO FACEBOOK – LOGO

27.   ATUALIZAÇÃO DO SITE DA ESCOLA

28.   BANNER ALUSIVO 50 ANOS

29.   REPORTAGEM EM JORNAIS

30.   MAQUETE DA ESCOLA

31.   RESGATE HISTÓRICO PELAS TURMAS DOS 4os ANOS

32.   PRODUÇÃO TEXTUAL ALUSIVO AO CINQUENTENÁRIO – ALUNOS DO 2º AO 9º ANO

33.   LANÇAMENTO DA CRIAÇÃO DO MASCOTE DA ESCOLA

34.   REVITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

35.   EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ESCOLARES ANTIGOS, UNIFORMES, CAMISETAS DE EVENTOS DA ESCOLA

36.   ENTREVISTAS NA RÁDIO

37.   MEDALHA DA CORRIDA RÚSTICA ALUSIVA 50 ANOS

38.   PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DE RUA DO LIVRO

39.   FORMATURA DO 9o ANO

40.   ÁRVORE “GENEALÓGICA” DAS TURMAS DA ESCOLA DE 1968 A 2018

41.   JORNAL “MARTINHO DIÁRIO” –  ALUNOS DOS 9os ANOS

42.   DECLAMAÇÃO DE POESIAS COM O TEMA DO CINQUENTENÁRIO DA ESCOLA, DE AUTORIA DOS ALUNOS DOS 5os ANOS.

43.   CRIAÇÃO DO ESPAÇO MEMORIAL

44.   PINTURA DE PAREDÃO COM O TEMA DO CINQUENTENÁRIO

45.   CRIAÇÃO DA BRINQUEDOTECA

46.   AMPLIAÇÃO DOS BRINQUEDOS DO PLAYGROUND

47.   ENTREVISTA COM PROFESSORES DAS PRIMEIRAS TURMAS DA ESCOLA

48. CÁPSULA DO TEMPO

49. RESGATE FOTOGRÁFICO

50. CELEBRAÇÃO PÁSCOA/ NATALINA

 

Histórico 

A Escola Municipal Padre Martinho Stein, iniciou suas atividades em 23 de março de 1968, através do decreto de n.o 410, com o nome de Escola Isolada Benedito Margem Direita. A escola funcionava em um único turno e situava-se às margens da Rua Marechal Floriano Peixoto, Bairro Pe. Martinho Stein.

Devido ao crescimento da escola e ao fato de situar-se próxima à rodovia e não havendo mais espaço físico para ampliá-la, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu um terreno, situado nos fundos da escola. Assim, em 1984, como o número de matrículas aumentou significativamente, a escola passou a denominar-se Escolas Reunidas Padre Martinho Stein, homenageando o primeiro pároco da Igreja Católica de Timbó, o padre Martinho Stein.

No ano de 1992, o município foi assolado por uma enchente, que atingiu também a escola. Com a necessidade da reconstrução devido as perdas advindas com a enchente e a acentuada procura de vagas para matrícula, fez com que a Associação de Pais e Professores (APP), solicitasse aos órgãos públicos municipais, responsáveis pela Educação, a aquisição de um outro terreno para construção da nova escola. A prefeitura de Timbó atendeu o pedido e através da Secretaria de Educação designou dois terrenos situados à Rua Rudolfo Piske.

Em 1995, a primeira etapa da obra foi concluída, iniciando a implantação, gradativa, da 5.a série do ensino fundamental II. Neste ano, a escola passou a denominar-se Escola Básica Padre Martinho Stein.

Em cumprimento ao Regimento Interno das Unidades de Ensino, da rede Municipal de Educação, de julho de 2000, no seu art. 1.o, a escola passou a denominar-se Escola Municipal Padre Martinho Stein.

Em 2007 houve a implantação do ensino fundamental de nove anos na rede municipal de ensino de Timbó, aprovada pela lei complementar municipal n.o 323, de 7 de setembro de 2006, que estabeleceu a matrícula de crianças a partir dos seis anos de idade.

No ano em 2014, a última turma do ensino fundamental de oito anos, concluiu seus estudos e, em 2015, a primeira turma que iniciou o ensino fundamental de nove anos se formou.

No ano de 2016 a escola foi premiada pelo Ideb, programa do Governo Federal, como a quinta melhor escola municipal de Santa Catarina, nas séries finais. E em 2018 a escola completa 50 anos de história.


Curiosidades da Escola Municipal Padre Martinho Stein

Há 50 anos… Em 1968 havia 26 alunos, uma professora, classe multisseriada, 01 sala de aula, 01 banheiro e 01 cozinha. O nome da primeira professora era Verônica Valcanaia. A escola teve diversos nomes: Escola Isolada Benedito Margem Direita, Escolas Reunidas Padre Martinho Stein, Escola Básica Padre Martinho Stein e Escola Municipal Pe. Martinho Stein.

Em 2018… Atualmente a diretora da escola é Luiza Maria Felippi Antônio. Ela tem como auxiliar de direção, Estela Maris Bogo Lorenzi; como coordenadora pedagógica, Rosângela Cristina Machado Bertram e como secretária Rosana Ana Voltolini. A escola tem 523 alunos, 56 servidores, 23 turmas, 13 salas de aula, 01 biblioteca com atendente (sistema digitalizado para empréstimo, com mais de 10.000 livros no acervo), 01 laboratório de ciências, 01 sala de informática, 01 sala multifuncional, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 auditório, Rádio Escola “Onda Jovem”, banheiros adaptados, 01 brinquedoteca, bosque, área coberta para jogos, 01 ginásio de esportes, 01 campo com grama e estacionamento próprio.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here