Secretaria Municipal de Educação realiza primeira Formação Continuada de 2018

Secretaria Municipal de Educação realiza primeira Formação Continuada de 2018

A Secretaria Municipal de Educação de Timbó sabe que a formação docente não é uma tarefa fácil. Questionamentos são feitos quanto à qualidade do ensino oferecido pelas instituições, porém, Timbó, vem cumprindo com a meta de ano após ano elevar seu Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb). Por exemplo, nas séries iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, Timbó já tem a marca de 7.0, ou seja, projeção que o Ministério da Educação fez para o município alcançar em 2019. Nas séries finais (5º ao 9º ano) do ensino fundamental, o município tem 6.3 de Ideb, também acima da média estipulada para 2019 que é de 6.1.

Assim, procurando manter a boa qualificação de seus professores bem como a qualidade do ensino em todas as unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Timbó realizou ontem, dia 05, no plenário da Câmara de Vereadores, a primeira Formação Continuada de 2018 de seus docentes. Participaram ao todo cerca de 350 professores. Os trabalhos foram divididos em duas turmas, uma na manhã e outra à tarde. O tema principal abordado durante o seminário foi “Comunique seu Legado”.

Para o secretário de Educação Alfroh Postai, não há lugar mais seguro e confortável para um professor do que um ambiente onde ele esteja aprendendo. “Sou um professor de carreira e sempre considerei importante estar evoluindo, aprendendo mais por meio de saberes adquiridos. Nesse sentido, a formação continuada torna-se uma ferramenta fundamental. Ela contribui para o aprimoramento do trabalho docente, fortalece o vínculos entre os professores e os saberes científico-pedagógicos. Favorece, ainda, a criação de novos ambientes de aprendizagem, que conduzem docentes e discentes em direção a práticas pedagógicas igualitárias”, destacou Postai.

Ainda segundo ele, o objetivo das palestras foi fazer com que os professores pudessem identificar qual seu propósito de vida e qual o legado gostariam de deixar. “Todas essas respostas eles podem ter no lugar onde trabalham, com seu engajamento e consequentemente sua performance. É importante salientar que para desempenhar sua função com excelência é preciso mais do que simplesmente trocar tempo por dinheiro, é preciso sair do piloto automático e passar a viver cada dia intensamente dentro da educação”, disse o secretário.

O seminário de formação continuada foi dividido em quatro palestras. A primeira tratou das “Metas” – qual a importância no nosso dia a dia em tê-las de maneira bem clara e específica e, por que o estabelecimento de uma meta pode aumentar o engajamento no trabalho e torná-lo mais prazeroso. Nesta parte, além de falar sobre a importância e os benefícios de se ter metas pessoais bem definidas, foram ensinadas algumas técnicas de como colocá-las no papel e traçar um plano de ação para pô-las em prática.

Na segunda parte o assunto foi o “Respeito à equipe e postura profissional” – foram passados conceitos sobre trabalho em equipe, postura profissional, cuidados consigo mesmo e sua imagem. Já na terceira parte foi abordado o “Perfil Comportamental”- a ideia foi de elevar o nível de comunicação da equipe com os pais, alunos e colegas. Cada participante aprendeu o que são perfis comportamentais, quais são, técnicas para identificar o perfil de cada pessoa e assim adaptar a sua comunicação a cada um deles, garantindo mais eficácia e assertividade na hora de transmitir a mensagem, diminuindo desta maneira a possibilidade de ruídos e desentendimentos.

E a quarta parte do seminário foi sobre “Missão” – através de uma dinâmica, foi possível proporcionar aos docentes a oportunidade de descobrir qual o legado que gostariam de deixar ao mundo, sua missão e propósito de vida e ligar esse propósito de vida pessoal ao propósito da escola e da nobre função de ensinar. Os palestrantes convidados para o Seminário de Formação continuada dos professores de Timbó foram Cristiano Freitas, coach de realização de projetos pessoais e Tatiana Schmidt Silva, pedagoga e educadora especial.