Timbó recebe prêmio Projeto Inovador 2018

O Município de Timbó recebeu na manhã desta quinta-feira, 16, o título Projeto Inovador 2018. Ele foi concebido ao município por causa da implantação do Clube de Tecnologia – robótica no ensino fundamental – nas escolas da rede municipal de ensino.

O prêmio foi entregue durante o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, em Brusque. Ele é um reconhecimento da Rede Cidade Digital a cerca de projetos inovadores na área da tecnologia desenvolvidos na região.

O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, foi um dos convidados para receber o prêmio. Também estiveram presentes o secretário de Educação, Alfroh Postai, o professor da rede municipal de ensino e mestre em Ciências Naturais e Matemática, responsável pelo projeto nas escolas de Timbó, Douglas Ropelato e o professor e coordenador de tecnologias na educação da Secretaria Municipal de Educação, Edésio Slomp.

O objetivo do prêmio Projeto Inovador 2018 é valorizar os prefeitos que estão investindo em inovação, melhorando os serviços prestados ao cidadão. O Fórum serviu ainda para apresentar os trabalhos no universo das cidades digitais, que servirão de modelos para outros municípios.

Tanto o prefeito Jorge Kruger quanto o secretário Postai destacaram a importância de se trabalhar a robótica e a automação em sala de aula. “É uma meta do nosso plano de governo estarmos focados nas tendências tecnológicas como fonte de pesquisa e formação”, observou o prefeito.

O projeto Clube de Tecnologia – robótica no ensino fundamental iniciou nas escolas do município no mês de março deste ano. Ano passado, porém, um projeto piloto já havia sido apresentado na Escola Municipal Pe. Martinho Stein.

Por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação o projeto Clube de Tecnologia das escolas municipais de Timbó tem uma parceria com a Furb, através do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ciências e Matemática (PPGECIM).  Por isso, também estão envolvidos nessa cooperação mútua de tecnologia e ciências professores da Furb, como o doutor em Física, Elcio Schuhmacher e o doutor em Física e Mecânica, Robson Denke.

Conheça abaixo as Iniciativas Reconhecidas:

AMMVI (Médio Vale do Itajaí)

BLUMENAU – Aplicativo Pronto Mobile

BRUSQUE – Estações Inteligentes