Sociedade se reúne para formulação da Lei de Educação Ambiental de Timbó

Na última segunda-feira, 11, um importante passo em direção à formulação de uma Lei de Educação Ambiental para Timbó foi tomado. Em reunião no auditório da Prefeitura, representantes de diferentes segmentos da sociedade timboense, interessados na construção das diretrizes para essa legislação, encontraram-se para se inteirar da proposta já desenvolvida pelo Cimvi, Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, nesse sentido e propor sugestões que mais se adequam à realidade e às peculiaridades de nosso município.

O secretário municipal de Educação, Alfroh Postai, abriu o encontro destacando que o objetivo era de realmente desenvolver juntos uma política de educação ambiental que seja viável e que se torne um legado para as futuras gerações. “As pessoas na gestão pública de Timbó, passam, mas diante um documento tão importante, fica o legado e o direcionamento de como se adequar e fiscalizar ações frente ao meio ambiente em nosso município”, analisou.

O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, também fez suas considerações destacando a importância de se criar uma legislação considerando as similaridades municipais, para que sua aplicação seja eficiente. “Quero enaltecer o interesse dos que aqui estão, demonstrando essa sensibilidade ambiental para que não se aprovasse uma lei que não conseguisse abranger as peculiaridades do nosso município. Esse zelo na construção dessa lei permitirá que possamos construir políticas públicas mais amplas e com normativas que atendem as reais necessidades ambientais em Timbó”.

O prefeito ainda reconheceu a iniciativa do Consórcio de Municípios. “Sabemos que o Cimvi está desenvolvendo um grande trabalho em nível regional, mas já avançamos muito em ações voltadas aos cuidados com resíduos sólidos, por exemplo, e buscar ferramentas que se alinhem com as políticas que já se desenvolvem no âmbito municipal trazem mais eficácia à legislação”, enfatizou.

O processo de construção da Lei de Educação Ambiental ainda passará por mais momentos de construção coletiva até que se tenha um documento final para apresentação e aprovação da Câmara de Vereadores.

Assessoria e fotos: Paula Leitão/Ascom PMT