Neste momento de quarentena, pensando em manter os alunos em movimento através da aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação de Timbó disponibilizou às famílias conteúdos para que as crianças tenham informação e educação, que são supervisionados por pessoas que entendem do assunto.

A proposta funciona da seguinte forma: os professores, de cada turma, criam atividades para disponibilizar no Sistema Betha de Gestão Acadêmica (que é web e pode ser acessado pelo computador), aos quais os pais têm acesso. Após esse conteúdo ser disponibilizado, o pai e a mãe podem resgata-lo para fazer as tarefas junto dos filhos, em casa.

Para garantir que todos tenham acesso aos conteúdos, os diretores e as diretoras de cada escola estão fazendo um material impresso, que será levado por eles até nas casas e entregues às famílias que não tenham acesso à internet.

“Nos próximos dias estaremos nos reunindo mesmo que remotamente com o Comed (Conselho Municipal de Educação) para regulamentados através de resolução, nosso modelo de ensino à distância, que já está dando muito certo, algo que nos deixa muito felizes”, esclarece o secretário da Semed, Alfroh Postai. Até o momento, essas atividades não contam como horas trabalhadas para os professores ou como dias letivos para os alunos.

Na foto podemos ver um exemplo de como iniciativas assim já estão fazendo a diferença.  A professora Ana Paula Bogochewski Kalinowski, que leciona na Escola São Roque, montou um estúdio muito lúdico em casa, onde grava vídeos didáticos que são encaminhados aos alunos e pais.

O objetivo é alcançar o máximo de estudantes possível através dessas propostas pedagógicas. Os primeiros 15 dias dos alunos em casa são considerados como recesso, mas, existe a possibilidade de que esse tempo em casa seja maior. “Não queremos que nossos alunos percam conteúdo e, para isso, contamos muito com a parceria dos pais”, comenta o secretário.

Os pais que tiverem alguma dúvida com relação às propostas do ensino à distância podem estar conversando com os gestores das escolas de seus filhos pelos meios usuais de comunicação escolar.

Assessora: Aline Brehmer

Imagem: Divulgação