Certificado de Cadastro de Imóvel Rural já está disponível para emissão

A Prefeitura de Timbó informa aos proprietários de imóveis rurais que eles já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) de 2017, que passa a ser anual. Para tanto, basta acessar o endereço eletrônico https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.
Quem não tiver acesso à internet pode emitir o documento junto às Salas do Incra na Prefeitura, trazendo o CPF do proprietário. Após o preenchimento, será gerado um boleto da taxa cadastral. O CCIR só é validado após o pagamento da taxa na rede de atendimento do Banco do Brasil. Caso haja pendências de exercícios anteriores, o sistema calcula automaticamente o valor a ser pago, acrescido de juros e multas.
O CCIR 2017 substitui os certificados dos exercícios anteriores. Quem não emitiu o documento de períodos anteriores, deve expedir o novo certificado para regularizar o cadastro do imóvel rural junto ao Incra. O CCIR é fornecido pelo Incra e comprova o cadastro do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), que reúne informações cadastrais de imóveis rurais em todo o território brasileiro.
O CCIR é indispensável para proprietários rurais que desejam desmembrar, arrendar, hipotecar, vender o imóvel rural, utilizar como garantia para tomada de crédito rural e/ou para homologação de partilha em espólios.