Prefeitura convida a todos à apresentação do “Timbó em Números” e para o lançamento do PEDEM

Conselheiros do CMDE têm um prévia do PEDEM

O que pode ser mais significativo para uma cidade do que ser planejada para ser tornar um melhor lugar para se viver? Esse é o propósito do Programa Cidade Empreendedora, parceria da Prefeitura Municipal de Timbó com o Sebrae – SC.

E para planejar é necessário antes de tudo conhecer. Para tanto, o Sebrae apresenta na próxima segunda-feira, dia 11, a partir das 19h, no auditório do CET – Centro Empresarial Timbó (ACIMVI)  o diagnóstico “Timbó em Números”. Na mesma noite será lançado o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM).

O que é o “Timbó em Números”

Desde maio, consultores do Sebrae compilaram diversos dados do município. A análise de diferentes aspectos resultou em um documento que é uma verdadeira fotografia de Timbó.

O diagnóstico elaborado a partir de dados secundários leva em consideração as características fundamentais para o planejamento do município: aspectos gerais, demográficos, econômicos, sociais, infraestrutura, finanças e segurança pública.

Os dados analisados vão desde o IDH, saúde, educação, renda, passando por áreas como saneamento, lixo, transporte, telecomunicação, PIB, entre outros fatores determinantes à evolução ordenada e contínua da cidade.

Essa é a primeira fase dos trabalhos que o Sebrae vai prestar ao município de Timbó, por meio do programa Cidade Empreendedora. Até o final de 2018, serão entregues 35 soluções voltadas ao desenvolvimento da cidade. E junto a esta entrega inicia-se outra solução do Sebrae que contempla o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município.

O PEDEM

O Plano de Desenvolvimento Econômico tem a finalidade de identificar e planejar eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico do município até 2030 e, por consequência, a melhora da qualidade de vida da população.

De acordo com a coordenadora da área tributária da Prefeitura de Timbó e Agente de Desenvolvimento, com atuação no Projeto Sebrae, Daniela Krambeck, um dos principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Econômico é definir prioridades dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do município a partir da visão de toda a sociedade.

“A expectativa é que a partir deste plano se possa ter uma visão compartilhada das prioridades destes eixos estratégicos. Assim, as entidades de classe, governo, demais instituições e lideranças possam se organizar para sua implantação, facilitando a busca de recursos e parcerias. Juntos podemos construir uma cidade melhor para todos”, frisou Daniela.

Na quarta-feira, dia 6, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico já puderam ter uma prévia do PEDEM, durante reunião que aconteceu no auditório da Prefeitura. Ainda de acordo com Daniela, “os conselheiros são atores fundamentais nesse processo e podem ser multiplicadores dele”.