A Prefeitura de Timbó confirmou nesta quinta-feira, 22, que o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2018 terá o vencimento da primeira parcela (para pagamentos a prazo) e da parcela única em 10 de abril. A distribuição dos carnês será feita em março, pelos Agentes de Saúde. O pagamento do IPTU 2018 seguirá os mesmos critérios de anos anteriores. Os 10% do desconto à vista serão revertidos para as obras de construção da UTI neonatal do Hospital e Maternidade Oase, cujas obras já estão em andamento.

A exemplo do que aconteceu com a UTI adulto que, comprovadamente, já salvou diversas vidas desde o início de suas atividades, em junho do ano passado, a participação da comunidade fez uma grande diferença para que a obra se concretizasse.

O pagamento da parcela única para quem vai contribuir com a construção da UTI neonatal do Oase deve ser feito até o dia 10 de abril. Já o pagamento parcelado pode ser em até 6 vezes, observando o limite mínimo de 20  UFMs (Unidade Fiscal do Município) por parcela, com vencimento da primeira parcela também no dia 10 de abril. A UFM de 2018 é de R$ 3,9001.

O reajuste do IPTU em 2018 foi de 2,95%, de acordo com a inflação medida pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) no ano passado, registrada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e repassado à UFM.

Onde Pagar

O pagamento do IPTU no município de Timbó pode ser feito nas instituições financeiras credenciadas com a Prefeitura: Caixa Econômica, Banco do Brasil e Bradesco, Casas Lotéricas, Agências dos Correios e Cooperativas do Sistema CECRED e SICOOB.

A secretária de Fazenda e Administração de Timbó, Maira Angélica Faggiani, alerta que é muito importante a comunidade atualizar seu endereço junto à Prefeitura, para que seja efetuado um melhor atendimento. “Lembramos, por exemplo, que o contribuinte é notificado no endereço por ele informado”.

Para consultar a Certidão Negativa de Débitos é necessário acessar o Portal do Cidadão (https://timbo.atende.net) – Emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND). Caso não ocorra a emissão do documento, o contribuinte deve dirigir-se à Central de Atendimento, sala 04, para verificação. Também é possível a emissão de 2ª via das guias de IPTU através do Portal do Cidadão (https://timbo.atende.net) – Serviço “Emissão de Guias IPTU”.

Para dúvidas ou sugestões, basta entrar em contato com a Divisão de Tributação da Prefeitura, através do telefone (47) 3382-3655, ramais 2004, 2026, 2027, 2032, 2064 e 2071.

Novas regras para isenção do IPTU

A Lei Complementar nº 490/2017 alterou os requisitos para ter direito ao benefício da isenção. A partir de 2018, será levada em consideração a renda familiar mensal de até dois salários mínimos e será necessária a realização de visita domiciliar pela assistente social para emissão de parecer social.

Não será concedida isenção ao contribuinte com mais de um imóvel e com débito junto a Fazenda Municipal, exceto se comprovar a existência de parcelamento em dia ou providenciar o mesmo até a data do pedido de isenção.

Para as propriedades com atividade econômica agrícola ou pecuária, também houve alteração e, a partir de 2018, será necessário apresentar a DAP – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, para ter direito ao desconto na condição de agricultor. 

Para requerer a isenção, deve-se protocolar o pedido antes do vencimento, na Central de Atendimento, sala 04 da Prefeitura. O documento de isenção está disponível para impressão e posterior preenchimento no site da Prefeitura (www.timbo.sc.gov.br) ou pode ser retirado pessoalmente na Central de Atendimento.

Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here