Prefeitura de Timbó promove treinamento de Brigadista Voluntário aos servidores

Na manhã desta quinta-feira (08), a Prefeitura de Timbó promoveu um treinamento de Brigadista Voluntário, ministrado pela ARM Treinamentos. Participaram servidores de diversas áreas, entre elas: Obras, Procon, Fundação Municipal de Esportes, Fundação Cultural, Fazenda e Administração, e Planejamento. O objetivo do curso é passar técnicas de primeiros socorros e de combate a princípios de incêndio.

O Brigadista Voluntário atua apenas quando uma emergência acontece dentro de uma empresa ou de uma repartição pública. Ele deve auxiliar o Brigadista Profissional. Os treinamentos da brigada voluntária são estabelecidos pela NBR 14.276 e NT 007/CBMDF e normalmente envolvem uma porcentagem reduzida do quadro de funcionários.

A função do Brigadista é, em primeiro lugar, num caso de emergência, promover de forma segura e rápida o abandono imediato dos colegas de trabalho do local onde está acontecendo o sinistro e, em segundo lugar, dar o primeiro combate ao princípio de incêndio, por exemplo, até que uma ajuda externa ocupe seu lugar, com roupas e acessórios adequados para a aproximação e extermínio do incêndio.