Com a aproximação da Black Friday, tradicional período de promoções em lojas físicas e on-line de diversos segmentos, o Procon Timbó tem intensificado as ações de fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais no município. O objetivo, de acordo com o coordenador de serviços do Procon Timbó, Osvaldo Roberto Brodwolf, é assegurar o direito do consumidor timboense. “Nosso trabalho visa coibir, e até mesmo flagrar, possíveis fraudes e tentativas de maquiagem de preços dos produtos anunciados durante este período”, acrescenta.

A Black Friday teve origem nos Estados Unidos e ganhou fama por seus grandes descontos. Este ano, a data cairá no dia 23 de novembro, e muitos estabelecimentos comerciais já anunciam promoções. Brodwolf ressalta, porém, que os consumidores devem ficar atentos para não cair em propagandas enganosas e outras ações mal-intencionadas. “Infelizmente tem se tornado comum muitos comerciantes se aproveitarem de datas como a Black Friday para propor falsos descontos ao consumidor”, alerta.

Desde meados de agosto, as equipes do Procon Timbó realizam ações de fiscalização, por meio de anotações e registros fotográficos, em diversos estabelecimentos da cidade. “Estes documentos serão utilizados como provas, para que os preços praticados sejam comparados durante os dias de promoções”, explica Brodwolf.  Além destes levantamentos, o Procon Timbó também está verificando e orientando os estabelecimentos sobre outras irregularidades e infrações que possam contrariar o Código de Defesa do Consumidor.

Orientações aos consumidores

Brodwolf orienta os consumidores a ter cautela na hora de fazer as compras e ficar atentos ao preço do produto. “Se possível, faça uma comparação de valores com mais dois estabelecimentos, inclusive nas compras feitas na internet”, acrescenta.

Salvar os anúncios de lojas on-line, bem como comprovantes de pagamento e os contratos, é igualmente importante, pois estes documentos podem facilitar na identificação e consequente autuação da empresa pelos órgãos de defesa do consumidor, caso o internauta se sinta lesado. “Uma vez veiculadas, as ofertas devem ser cumpridas”, pontua o coordenador.

Em caso de práticas consideradas abusivas, os consumidores podem fazer denúncias ao Procon pelo telefone 151. A denúncia também pode ser feita pessoalmente na sede do Procon Timbó, localizado a Rua 7 de Setembro, 595 – Bairro Centro, Timbó – SC.

Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here