A Prefeitura de Timbó iniciou um treinamento para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, nos departamentos de licitação e compras. O objetivo da ISO 9001 é fornecer um conjunto de requisitos que, se forem bem implementados, darão mais confiança de que uma empresa forneça regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas de seus clientes; e que estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Um Sistema de Gestão da Qualidade é um sistema de bom senso e bem documentado que assegura consistência e aperfeiçoamento de práticas de trabalho, incluindo os produtos e serviços produzidos.

A ISO 9001 é uma norma internacional e faz parte de uma série de normas publicadas pela ISO, chamada de “série ISO 9000”. Porém, a ISO 9001 é a única norma da série que pode ser usada para fins de avaliação em conformidade com as leis e regulamentos.

Benefícios da Implantação da ISO 9001:2015

– Maior conformidade e atendimento às exigências dos clientes;
– Menores custos de avaliação e controle;
– Maior satisfação dos munícipes;
– Melhor uso de recursos existentes;
– Melhoria da imagem e credibilidade;
– Qualidade é constantemente mensurada;
– Defeitos são rapidamente detectados e corrigidos, reduzindo assim os custos;
– Maior integração entre os setores da prefeitura;
– Melhores condições para acompanhar e controlar os processos;
– Redução do nível de produtos e/ou serviços defeituosos, reduzindo reprocessamentos, reparos e retrabalhos;
– Melhoria no desempenho funcional promovendo o treinamento, capacitação e conscientização, bem como a qualificação e a certificação da força de trabalho (funcionários e fornecedores).
– Gerenciamento dos ricos estratégicos e operacionais.