Criada em 2017, a Carteira de Trabalho Digital para brasileiros e estrangeiros veio para agilizar o acesso à informação da vida laboral do trabalhador. Desde setembro de 2019, Governo Federal anunciou que esse documento já pode substituir a carteira de papel. Entretanto, é recomendado que o trabalhador guarde o documento físico para comprovação dos vínculos empregatícios. Os profissionais do departamento municipal de confecção da CTPS informam que uma nova versão do aplicativo da Carteira Digital está disponível para dispositivos Android, iOS e Web.

Na nova versão foram priorizados os aspectos relacionados ao acesso e à entrega de valor; voltado a modernizar as relações de trabalho, e estimular o diálogo entre empregados e empregadores, com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros e estrangeiros, que disponibilizarão das informações, sempre que precisarem fazer consultas das suas experiências profissionais formais atuais e também as anteriores, e tornar mais eficiente o acesso aos serviços prestados aos cidadãos bem como, desobrigar os empregadores que estejam no e-Social, de efetuar as anotações na CTPS física (desde que possuam a CTPS Digital), e realizar as contratações apenas com o número do CPF do cidadão.

Diante dessa atualização, então, as pessoas que procurarem o setor para confeccionar a primeira CTPS, não precisarão mais receber a carteira física, assim como, o número do PIS, também não será mais necessário.

PROCEDIMENTO:

  • Criar conta de acesso único em acesso.gov.br;
  • Baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” do Google Play
  • Digitar CPF, nome e número do celular para o qual será enviado por SMS, um código de acesso com 4 números;
  • digitar este código e criar uma senha com seis números, uma letra maiúscula e uma letra minúscula;
  • para finalizar, inserir uma foto, no canto superior esquerdo da tela, ao lado do nome.

 

DÚVIDAS:

www.gov.br

Carteira de Trabalho Digital passo a passo/perguntas frequentes ou

3380-7098 no Município de Timbó/SC

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here