27ª Festa do Imigrante tem início nesta quarta-feira em Timbó

0
493
Timbó está em clima de festa, e na contagem regressiva para a 27ª edição da Festa do Imigrante, que inicia nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, e segue até domingo, dia 15, no Pavilhão de Eventos Henry Paul. A entrada e o estacionamento são gratuitos para todos os dias. 
O Desfile de abertura da XXVII Festa do Imigrante inicia a partir das 19h30min, defronte a Prefeitura Municipal de Timbó. O Prefeito Jorge Kruger, juntamente com o Vice Prefeito Marcelo Ferrari, autoridades convidadas, Rainhas e Princesas, os mascotes Bubi e Bepe, com representantes das Associações de Bairros, sócios dos 10 Clubes de Caça e Tiro da cidade e representantes de entidades e clubes de serviço, irão desfilar pela Avenida Getúlio Vargas, passando pela Rua Julius Scheidemantel até o Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul. 
Após as 21h, acontece à abertura oficial da Festa, com apresentações culturais da Banda Municipal Professor João Müller. Ao final da abertura, acontece à tradicional sangria do barril oficializando a abertura da XXVII Festa do Imigrante. 
No dia 12, quinta-feira, data em que se comemora o aniversário da cidade, o desfile tradicional desfile típico traduz toda a alegria, a cultura, os usos e costumes, hábitos e tradições do nosso povo ítalo-germânico. Uma cidade fundada por imigrantes alemães e italianos possui um rico passado cultural, e neste dia toda a comunidade da cidade e região tem o privilégio de apreciar toda esta cultura sendo representada pela Fundação Cultural de Timbó, pelas Associações de Bairros, Clubes de Caça e Tiro, entidades, Clubes de serviço e pelo comércio e indústria da cidade.  
Neste ano a Comissão Organizadora da Festa escolheu o Tema “Legado do Nosso Povo: Homenagem aos Imigrantes” e prevê em torno de 3 mil pessoas participando do desfile que inicia a partir das 9h, na quinta feira. Os blocos vão sair do cruzamento das ruas Ruy Barbosa e Manaus, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas e entrando na Rua Julius Scheidemantel, até o Parque Henry Paul onde acontece a Festa.   
Tardes temáticas
Tarde da Criança 
A tarde da criança que acontecerá no dia 12 de outubro a partir das 14h, terá atrações culturais como a apresentação do coro Infantil e o Colibri de Rio dos Cedros regidos pela Marialva Longo, seguido pelo Grupo de Ginástica Rítmica Desportiva da FME, coordenada pela Raquel Moser e Tatiana Espíndola. Às 15h, inicia o grande Show Infantil com a Truppe Bartholo de Penha que traz o Palhaço Zizi alegrando todo o público, interação com adultos e crianças, sorteio de brindes da Trupe Bartholo, malabarismo com laços e mágicas, além dos shows Miraculous, Masha e o Urso e Patrulha Canina.
Tarde da Melhor Idade 
Na Tarde da Melhor Idade, grupos da melhor idade da cidade de Timbó e região prometem aquecer ainda mais o clima no Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul no dia 13 (sexta-feira), a partir das 11h, e a partir das 13h, baile com o Quarteto Timboense. 
Tarde dos Clubes De Caça e Tiro
No sábado dia 14, acontece à tarde dos Clubes de Caça e Tiro de Timbó. A tradição dos Clubes de Caça e Tiro que acontece há mais de 800 anos na Alemanha e 154 anos em nossa região será representada pelos 10 clubes de Caça e Tiro da nossa cidade com a participação de mais de 800 pessoas. Desde 2009 surge na tarde dos Clubes de Caça e Tiro, a competição de escolha de Rei (SCHÜTZENKÖNIG) e Cavaleiros (RITTER SCHÜTZENFEST) do Tiro na modalidade carabina da Festa do Imigrante, e Rainha (VOGELKÖNIGEN) e Princesas (PRINZESSIN KÖNIGENFEST) do Tiro ao Pássaro da Festa do Imigrante, pela iniciativa do Diretor Presidente da Fundação Cultural de Timbó, Jorge Ferreira.
 
Na tarde de Sábado a partir das 14h, todos os Clubes fazem a busca ao Rei, Cavaleiros, Rainhas e Princesas do Tiro, Tiro ao Pássaro e Bolão eleitos na 27ª edição da Festa do Imigrante realizada em 2016. 
A realeza eleita na edição da XXVII Festa do Imigrante realizará a troca de faixas às 18h. Os vencedores desde ano foram eleitos na competição realizada em setembro. Em Timbó atualmente as Associações e Sociedades cultivam as seguintes modalidades: Tiro, Tiro ao Pássaro, Bolão, Bolão de Mesa, Caneco, Bolão, Bocha e Dado.
Associações e Sociedades de Timbó: 
Sociedade Recreativa Desportiva e Cultural Cedro, Associação Desportiva Recreativa e Cultural Duque de Caxias, Associação Desportiva Recreativa Frederico Donner, Esporte Clube Água Verde, Clube Esportivo Recreativo e Cultural Fritz Lorenz, Sociedade de Bocha Bolão Recreativa Desportiva Cultural 9 de Maio,  Sociedade Recreativa Desportiva e Cultural Alegria, Sociedade Recreativa Desportiva e Cultural Caça e Tiro São Roque Associação Recreativa Desportiva e Cultural Liberdade.
Clube Ginástico Guairacás
Durante todo o período da Festa do Imigrante, existe um estande de Tiro a disposição dos visitantes para testar sua destreza.   
Tarde Folclórica
O Encontro de Danças Folclóricas que acontecerá no dia 15 domingo, a partir das 15h. A dança desde os seus primórdios é uma forma de expressão, e a dança folclórica representa a história e a evolução de seu povo. O evento acontece para manter uma das principais heranças culturais de nossos antepassados, a dança folclórica. Todos os anos grupos de etnia alemã, Italiana, Ucraniana, Polonesa e de origem Açoriana participam do evento. À tarde dos grupos folclóricos apresenta ao público trajes históricos utilizados há mais de 200. Os históricos das danças apresentam ao público a origem e a história das danças, que muitas vezes expressam atividades, lendas, ofícios e os costumes de um povo ludicamente. Passos de Polcas, Mazurcas, Valsas, tarantelas entre outros são apresentados ao público mostrando a diversidade cultural de cada etnia.  
  
Neste ano a Tarde dos Grupos Folclóricos terá a presença de vários grupos da região que durante 2 horas, apresentarão as mais belas músicas e danças folclóricas aos visitantes da festa.
A dança folclórica na cidade de Timbó está representada há mais de 25 anos pelos grupos folclóricos Volkstanzgruppe Blauer Berg Adulto e Infanto Juvenil. 
ESCOLHA DAS RAINHAS E PRINCESAS DA 28ª FESTA DO IMIGRANTE 
No Pavilhão Cultural da XXVII Festa do Imigrante no domingo, dia 15, acontece a partir das 20h30min, a escolha das Rainhas e Princesas da 28ª Festa do Imigrante.  Desde o inicio de setembro, 11 candidatas mirins e 07 adultas se prepararam para representar seus bairros, com o objetivo de se tornar a Rainha adulta e mirim da 28ª Festa do Imigrante. As candidatas passaram por concursos realizados nas sedes sociais dos bairros e outras foram indicadas pelos presidentes das Associações. 
Candidatas Mirins:
Bairro Araponguinhas – Laura Travaglia; 
Bairro das Capitais – Julia de Borba Belarmino; 
Bairro Dona Clara – Clara Leticia Schulz Cunha; 
Bairro dos Estados – Giovanna Paola Sehlhoff Roux; 
Bairro dos Imigrantes – Nickole Michelly Bellarmino Osti; 
Bairro das Nações – Lara Beatrice Prada; 
Bairro Pe. Martinho Stein – Cristina Müller Rozza; 
Bairro Pomeranos – Bárbara Pellens; 
Bairro Quintino – Giulia Slomp Lenzi; 
Bairro Tiroleses  – Nicole Gabriele Schiochet 
Bairro Vila Germer – Emily Louise Tomaselli.
Candidatas Adultas
Bairro Araponguinhas – Evelyn Barbosa; 
Bairro das Nações – Paloma Luana Fachini Batista; 
Bairro Pe. Martinho Stein – Scheila Sabrina Stolf; 
Bairro Pomeranos – Thalia Carolina da Silva; 
Bairro São Roque – Ana Carolina Ronchetti; 
Bairro Tiroleses – Janaina Fernanda Brandt 
Bairro Vila Germer – Rikéli Dalabona. 
Feira de Artesanato 
A Feira de Artesanato vem crescendo gradualmente a cada ano e o espaço por consequência cresce nas mesmas proporções. Neste ano serão 30 espaços de comercialização dos mais diversos produtos, todos feitos por artesãos da cidade de Timbó.
Confira a programação completa no site www.festadoimigrante.com.br. 
Assessoria de Comunicação 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here