Museu Casa do Poeta Lindolf Bell e a Escola Municipal Maurício Germer realizam ações educativas

0
545
1º anos A e B
Nos dias 28 e 29 de junho, as turmas dos 1º anos A e B da Escola Municipal Maurício Germer que estavam acompanhadas pelas professoras: Katiane Grundmann, Chica Ferrari Conzatti e Clara R. Silva estiveram no museu para o desenvolvimento das ações educativas. 
Na ocasião o tema que foi trabalhado com esses alunos foram os animais. Para instiga-los as turmas foram recebidas com uma apresentação  através do Teatro de Fantoche com a peça “ A História dos Ovos Perdidos”, texto de autoria de Sibele Fischer, funcionária do museu, onde o cachorro que pertencia ao poeta Lindolf Bell, chamado “Astor”  é o personagem principal da história. 
Na sequência, os alunos foram convidados a encontrar o tesouro escondido que estava em algum lugar na parte externa do museu. Os alunos se divertiram  muito com a magia desse momento. Como o tesouro era, na verdade, diversos e distintos animais a atividade ficou ainda mais interessante para eles, em especial, quando cada um abriu o seu tesouro e descobriu ali o que tinha. 
Após cada aluno falar sobre o animal que pegou as turmas foram novamente envolvidas na atividade seguinte, onde diversos balões com o alfabeto impresso sobre eles estavam expostos na parede e dentro de cada um havia o nome de cada animal que eles tinham em mãos. Um aluno por vez foi convidado a estourar o balão e falar o nome do animal que tinha encontrado. Para os alunos que ainda não sabiam ler, os próprios coleguinhas os ajudaram nesse processo. Ao final dessa atividade as turmas partiram para a produção textual que foi criar frases descrevendo o animal e o cenário em que eles estavam.
Na escola os alunos irão finalizar as frases, as quais estarão expostas na socialização, além da produção final, que será desenvolvida por eles que consiste na produção de uma maquete onde todos os animais estarão ali representados.
9º anos A e B
Nos dias 28 e 30 de junho, no período matutino, o Museu Casa do Poeta Lindolf Bell recebeu as turmas dos 9º anos A e B da Escola Municipal Maurício Germer que estavam acompanhados pelas professoras: Michele Kretski e Sonara Murara para a realização das atividades. 
Os alunos dessas turmas foram recebidos com uma apresentação do teatro em mimicas, com a peça “Lindolf Bell no País da Poesia” também de autoria da profissional que atua no museu, Sibele Fischer. Após esse momento os alunos foram convidados a entrar no museu e explorar os elementos que nele existem, assim que a viagem através do contexto Vida e Obra do poeta Lindolf Bell foi explorado os mesmos forma direcionados até o estacionamento e através do jogo teatral “A Escolinha Improvável” (citar referência- Os Barbichas) as turmas se divertiram com o improviso onde o humor e os talentos se destacaram. Mesmo os mais tímidos, próximo ao final da atividade, já estavam se auto desafiando. 
Finalizando as atividades no museu os alunos deram início a produção textual com o tema “A minha viagem de formatura”, os quais irão escrever uma aventura descrevendo como seria a sua viagem de formatura. Ao término da produção textual, já na escola, os alunos irão fazer a leitura dos textos e as partes mais criativas de cada um irão fazer parte de um roteiro onde eles terão que encenar na forma de Stand up e apresentar na socialização essa aventura.

Assessoria de Comunicação 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here