Café Musical de maio apresenta “Cítaras & Cítaras”

0
189

“Cítaras & Cítaras” é o tema do Café Musical de maio, que recebe no próximo domingo, dia 20, no Museu da Música, a professora de cítara Lúcia Menarin. A apresentação terá a participação especial das alunas da Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat, de Jaraguá do Sul, a partir das 09h30.

A cítara, também conhecida por cítara-germânica ou cítara-concerto, é um instrumento de cordas dedilhadas, quase desconhecido na atualidade. “Sua origem remete ao século XVIII, durante o Classicismo, e foi desenvolvida em paralelo com o crescimento das orquestras, nas regiões da Áustria (Viena), sul da Alemanha e outros países germânicos vizinhos”, acrescentou Adriana Becker, gestora do acervo do Museu da Música de Timbó.

A professora e musicista Lúcia Menarin dedica seu trabalho a buscar o resgate cultural deste instrumento. Lúcia aprendeu a tocar cítara ainda na infância, tendo como professor o pai, Guilherme Zimmermann, e influenciada por músicos da etnia alemã com quem a família convivia. A musicista atua como professora na Escola de Cítaras, e destaca a singularidade da iniciativa no Brasil. “É importante destacar que o projeto Escola de Cítaras é algo único no país. Temos pesquisado muito sobre outros locais onde se tenha um trabalho semelhante, mas sem sucesso”.

De acordo com ela, por se tratar de um instrumento antigo, poucos são os citaristas na atualidade. “Temos contato com alguns raros relatos de outros citaristas, mas todos com idade já mais avançada e que dificilmente encontram alunos jovens para os quais transmitir a arte”. Oportunidades de apresentar e difundir a cítara, como durante o Café Musical, são muito importantes, inclusive, para a manter a tradição – completou.

O Café Musical é gratuito, aberto ao público, e no local será servido um delicioso café da manhã.

Serviço:

O quê: Café Musical – “Cítaras & Cítaras”, com Profª Lúcia Menarin e alunas da Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat.

Quando: 20/05/18

Onde: Museu da Música – Rua Edmund Bell, 30 – Dona Clara, Timbó

Horário: a partir das 09h30

Entrada gratuita.

 

Assessoria de Comunicação

Imagem: Divulgação

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here