Timbó sedia em junho o Encontro Sul Brasileiro de Colecionadores

0
115

Acontece nos dias 9 e 10 de junho o Encontro Sul Brasileiro de Colecionadores, promovido pela Afinuti – Associação Filatélica e Numismática de Timbó. E evento acontecerá no Blue Hill Hotel, com entrada franca ao público nos dois dias, das 8h às 19h. São esperados colecionadores de todo o Brasil, que estarão com seus estandes expondo selos, moedas, cédulas, cartões telefônicos e antiguidades. O encontro tem o apoio da Prefeitura de Timbó, por meio da Fundação Cultural. Mais informações pelos telefones (47) 3382-2388 ou (47) 99905-6765.

Filatelia

É o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados. O objetivo deste hobby é selecionar selos para compor uma coleção, que pode ser geral ou temática. Existem coleções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas coleções temáticas.

As coleções gerais dividem-se em mundo e país. É frequente encontrar coleções com apenas selos de um país, assim como de qualquer lugar do mundo. Uma coleção sem nenhum critério é mais usual entre iniciantes.

Apesar dos diferentes tipos de coleção, um único ideal une os filatelistas de todo o mundo: a vontade de conhecer mais sobre um lugar, objeto, pessoa, país, etc. Apesar da diminuição das correspondências via Correios, é o conhecimento que estimula os filatelistas a continuar com seu hobby.

Numismática

É a ciência que tem por objetivo o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas. A numismática engloba ainda outros objetos monetiformes – assemelhados às moedas – como os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação).

Na atualidade, desenvolveu-se também o conceito de colecionar moedas como forma de investimento, visto que as moedas costumam se valorizar com o passar dos anos e, dessa forma, podem garantir lucro aos “investidores” no momento da revenda. 

 

Assessoria de Comunicação

Art./Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here