Museu da Música realiza Café Musical com a Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat

0
688
Neste domingo, dia 20 de agosto, a partir das 9h30min, o Museu da Música de Timbó irá realizar o Café Musical. O evento contará com um delicioso café da manhã e uma fantástica apresentação das alunas da Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat, de Jaraguá do Sul. 
A Cítara é um instrumento de cordas (32 cordas ou mais, variando de um modelo a outro) de origem austríaca / alemã (região do Tirol). Também é conhecida por Cítara Germânica ou Cítara-Concerto. 
A Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat é provavelmente a única instituição do Brasil onde se ensina a arte de tocar cítara-concerto. Os instrumentos utilizados na Escola de Cítaras são na sua maioria estrangeiros, adquiridos por doação ou compra de familiares de ex-citaristas.  A manutenção dos mesmos é feita com chaves, pinos e cordas importadas.
O Centro Cultural Neue Heimat, responsável pela Escola de Cítaras de Jaraguá do Sul, preocupa-se em resgatar a singela sonoridade das cítaras, esta arte tão bela, e ao mesmo tempo tão desconhecida tanto dos descendentes germânicos como de todos os apreciadores das artes.    
 “É importante destacar que o projeto Escola de Cítaras é algo único no Brasil. Temos pesquisado muito sobre outros locais onde se tenha um trabalho semelhante, mas sem sucesso. Temos contato com alguns raros relatos de outros citaristas, mas todos com idade já mais avançada, e que dificilmente encontram alunos jovens aos quais transmitir a arte”, explica a professora Lúcia Menarin, da cidade de Castro – Paraná, que  ensina sobre as cítaras no  Centro Cultural Neue Heimat. Aprendeu a tocar com seu pai, imigrante de origem alemã, o qual fabricou uma das cítaras utilizada por ela.
Confira mais informações sobre a cítara no facebook: Cítara Brasil ou site www.citara.mus.br. Para mais informações sobre a Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat acesse facebook.com/neueheimat.trachtengruppe. 
Serviço: 
Café Musical com as alunas da Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat.
Data: 20 de agosto (domingo)
Horário: 9h30min
Local: Museu da Música – Timbó
Entrada gratuita
Assessoria de Comunicação 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here