Biblioteca Pública mantém acervo de 14 mil livros

Ontem, 12 de março, data em que se comemora o dia do bibliotecário, a Prefeitura de Timbó, através da Fundação Cultural, divulgou os números de acervo e leitores cadastrados da Biblioteca Pública Municipal Péricles Prade. Atualmente, mais 14 mil obras compõem o acervo da Biblioteca, instituída nos anos 1940, indo desde livros técnicos e didáticos a mais ampla e diversificada literatura.

Silvia Beatriz Fischer, responsável pela Biblioteca Pública Municipal, explica que a maior parte dos mais de 1800 leitores cadastrados é composta por jovens de 14 a 20 anos, embora crianças e idosos também sejam públicos frequentes. Ao todo, aproximadamente 400 livros são emprestados todos os meses. “Nosso forte é literatura, mas o acervo contempla obras técnicas, livros infantis, periódicos e temos também um projeto de gibiteca”, revela a auxiliar de biblioteca.

Ambiente climatizado, rede wi-fi, mesas de estudo e espaço infantil garantem uma experiência agradável aos visitantes da Biblioteca Pública, situada no prédio da Fundação Cultural, no Parque Central. Desde 2009, a identificação dos usuários acontece através de um sistema informatizado, abandonando o uso de carteirinhas. Para se cadastrar é simples: basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Crianças com menos de 14 anos precisam da autorização dos pais.

“Cada leitor pode emprestar até dois livros por um período de sete dias úteis, podendo ser renovado por mais sete dias”, explica Silvia. A renovação pode ser feira através do telefone ou email. “Este espaço, por ser público e gratuito, oportuniza que todos tenham contato com os livros, independente da sua idade, função social ou escolaridade”.

A Biblioteca Pública Municipal está aceitando doações de livros e gibis. No caso dos livros, a recomendação é que sejam de literatura, acima de 2014, e estejam em bom estado. Para doações e mais informações, a Biblioteca dispõe dos seguintes contatos: Telefone 3382-4170;  email [email protected] e [email protected].

Fotos: Daiane de Souza