Na sexta feira passada, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Timbó, foi realizado um encontro histórico – Autores dos 150 Anos, dentro da programação de homenagens dos 150 anos de fundação de Timbó. Cerca de 150 alunos de 14 a 18 anos, se reuniram com um grupo de ilustres pessoas que representam e fazem parte da história de Timbó.

Entre os convidados para a solenidade especial estiveram representando o crescimento industrial da cidade Ellen Carmen Maestri, Dagmar Otte e Carla Beatriz Paul Finco, filhas do ex-diretor da METISA e ex-prefeito de Timbó, Henry Paul; da área da educação o homenageado foi Tibério Valcanaia, com mais de 40 anos de sala de aula; na religião o pastor luterano Nelso Weingärtner, o qual trabalhou junto com o pioneiro padre Martinho Stein e na da área política o homenageado foi o ex-vice-prefeito, Nilton Theilacker, além do atual prefeito Jorge Kruger.

De acordo com o servidor da prefeitura de Timbó, Djonatha Brayan Crsitofolini, organizador do evento, a realização do encontro, entre passado e presente foi o resultado de questionamentos feitos em sala de aula. “Os jovens se interessam por história quando ela é explorada de uma forma independe e sem ideologia, apenas a história pela história, que marca e faz o hoje entender o futuro por meio do passado”, disse Cristofolini.

Um dos pontos altos do evento foram as homenagens, aonde todos os convidados receberam das mãos de alunos de cinco escolas públicas de Timbó uma lembrança de agradecimento e reconhecimento.

“Aprender com eles, se espelhar em bons exemplos são primordiais para o crescimento de nossa cidade. Hoje, estes jovens, e me incluo, podem ter um novo olhar sobre Timbó, um olhar de esperança, orgulho e a certeza de que as próximas páginas do livro da história de Timbó estão nas nossas mãos”, frisou o jovem.

Para o prefeito Jorge Kruger o momento é de celebrar e nada mais justo celebrar as pessoas que por aqui deixaram sua marca. “O sesquicentenário é isso. Lembrarmos de quem muito já fez por nossa cidade, desde a chegada dos imigrantes”.