A Festa do Imigrante 2019 que comemora os 150 anos de aniversário de fundação de Timbó iniciou na sexta com um dos melhores públicos de sua história e seguiu até domingo com diversas atrações e o Parque Henry Paul tomado de turistas e do público local. De acordo com levantamento feito pela Comissão Central Organizadora da Festa, através de um sofisticado controle por satélite e tageamento de celulares, da Empresa Eldorado, somente na sexta-feira a festa recebeu 11.170 pessoas. Entre sexta e domingo, no total frequentaram a 29ª Festa do Imigrante 50.735 pessoas. O resultado é 8 mil pessoas a menos do que ano passado, contando que por enquanto houve um dia a menos de festa.

A análise de público é feita partindo do quesito público/pessoas que passaram em média uma vez somente por baixo do sensor. Se os números persistirem, este ano a média geral de público deve ficar muito parecida com o que ocorreu ano passado. Lembrando que este ano serão sete dias de festa e ano passado foram quatro dias, o que certamente trará um número total de visitantes bem maior, podendo tranquilamente chegar ao o que a CCO tinha estipulado, em 100 mil pessoas. Para se ter uma ideia, o dia com maior movimento foi no sábado, com 22.639 pessoas. O horário com o maior número médio de visitantes por hora foi registrado às 21h, com 2.499 pessoas.

O tageamento de celulares expressa números absolutos, ou seja, de celulares que passaram pelos aparelhos. Por isso, é necessário calcular 30% a mais do que foi registrado, porque o coeficiente que faz o cálculo no sistema não leva em conta a presença de crianças e demais pessoas que não possuem ou não levaram um aparelho celular para a Festa.

O sistema de controle de público possibilita maior precisão na contagem dos visitantes. O presidente da CCO da 29ª Festa do Imigrante, Jorge Ferreira, explica que por ser um evento totalmente gratuito e com portões abertos, o levantamento de público acaba sendo um desafio. “Este ano, novamente, vamos trazer números reais do público visitante, com mais exatidão e em curto espaço de tempo”.

O prefeito Jorge Kruger disse que os números do primeiro final de semana surpreenderam. “A Festa do Imigrante é feita para presentear as famílias de Timbó e região, com opções de lazer e divertimento gratuito para todos. Ver o Parque Henry Paul com famílias inteiras caminhando, se divertindo na festa, com pai, mãe e mais os filhos, me emociona e faz valer a pena todo o esforço para colocar esta festa de pé”, frisou.

CCO promove ajustes para o próximo fim de semana de festa

Em reunião na tarde desta segunda-feira, membros da Comissão Central Organizadora da 29ª Festa do Imigrante decidiram realizar alguns ajustes no sistema de caixas. O objetivo é proporcionar mais agilidade no atendimento.

Para isso, serão implantados na festa mais quatro caixas fixos, somando-se aos 12 já existentes. Além disso, seis pessoas estarão passando nas filas que se formarem nos caixas, para fazer o atendimento com cartão.

Também estão sendo adotadas medidas de melhoria no sistema de impressão de tickets, além do sinal de Internet e mais um treinamento será realizado com a equipe de trabalho. O maior problema foi registrado no sábado à noite, com a formação de filas e demora no atendimento. Na sexta e no domingo, mesmo com um grande público, o atendimento nos caixas não registrou longas filas e grandes esperas.