Na manhã desta sexta-feira, dia 22, foi entregue à comunidade timboense a nova pista sintética de atletismo, localizada no Complexo Esportivo. Em seguida iniciaram as provas dos Jogos Escolares da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. As disputas acontecem até a próxima segunda.

O prefeito Jorge Kruger, junto com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Timbó, Márcio Elísio, encabeçaram a lista das pessoas que lutaram para trazer essa ferramenta importante do esporte. Além deles, toda a equipe da FME e os professores Wilmar Vailatt e Carlos César Morastoni brigaram pelo projeto. “É sem dúvida mais um sonho da comunidade que tiramos do papel”, disse o prefeito.

“A nova pista sintética será um incentivo a mais para a nova geração” disse o professor Morastoni. O município de Timbó já tem um histórico positivo no atletismo ao revelar atletas olímpicos como José Alessandro Bernardo Bagio, Alessandra Picagevicz e também na ginástica artística a atleta Jéssica Sayonara.

Na nova pista de atletismo de Timbó foram investidos R$ 1. 778.155, 66, sendo que R$ 778 mil foram recursos do convênio com o governo do Estado, através da Fesporte, e R$ 1 milhão da Prefeitura. O presidente da FME, Márcio Elísio, observou que a pista de Timbó é a única no Vale do Itajaí em condições de receber competições oficiais. Disse ainda que o material sintético é o mesmo usado na pista do Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro e reforçou que “é um sonho antigo dos timboenses que se torna realidade. Um legado para as futuras gerações”.

A prata da casa Alessandra Picagevicz, que foi à primeira mulher a representar o país na prova de marcha atlética em olimpíada, na edição de 2016, e manteve por anos seguidos o recorde dos JASC, disse que ficou emocionada ao visitar as obras da pista sintética. “É algo maravilhoso para Timbó. A pista está linda. Vai ajudar na qualidade dos treinamentos dos atletas, além do município poder a partir de agora sediar grandes eventos do atletismo nacional”.

O atleta Olímpico José Alessandro Bernardo Bagio, que esteve presente em Atenas no ano de 2004, em Pequim em 2008 e voltou a defender o Brasil no Rio de Janeiro em 2016, também comentou sobre a pista sintética. “Foi uma parceria importante entre Fesporte e a Prefeitura. Parabenizo a todo os envolvidos, em especial ao presidente da FME Márcio Elísio e o prefeito Jorge Kruger que tiveram essa visão e aproveitaram o JASC para realizar este sonho”.

O professor e técnico da equipe timboense de atletismo, Carlos César Morastoni, disse que a pista sintética trará outra realidade. “Além de ajudar na performance dos atletas, teremos a vantagem que os treinos poderão ser realizados mesmo com chuva, o que era impossível na pista de saibro. Será um grande legado para os atletas timboenses e para a comunidade, que também poderá usar a pista para caminhadas e corridas”.

A maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo COB em 2005.  Este ano o evento é realizado em Blumenau, que solicitou a Timbó a pista para as disputas das provas de atletismo. O espaço, que fica no Complexo Esportivo, não ficou pronto para os Jogos Abertos de Santa Catarina, que aconteceram no período de 31 de outubro a 10 deste mês, em razão de trâmites burocráticos no processo licitatório. Assim que os trabalhos foram iniciados, a empresa responsável pela colocação do material sintético garantiu a conclusão até na véspera das competições de atletismo.

Texto: Sócrates Prado/Ascom PMT

Fotos: Waldemar Neto/Ascom PMT