Prefeito Jorge Kruger assina escritura pública de compra da Sociedade Cultural

O Prefeito de Timbó, Jorge Kruger, assinou na manhã desta sexta-feira, dia 06 de julho, no auditório da Prefeitura, escritura pública de compra da Sociedade Recreativa e Cultural de Timbó. O imóvel será incorporado a Fundação Cultural. Estiveram presentes também os membros da Sociedade, seu presidente Horst Schutze, o secretário Evandro Loes e o tesoureiro Jovito Mengarda.

O ato de aquisição do imóvel foi também acompanhado por secretários municipais, pelo vice-prefeito, Marcelo Ferrari, e pela escrevente-substituta, Carmem Piazza, do Tabelionato de Notas e Protestos. O imóvel, situado atrás do Parque Central tem 9.094 metros quadrados e foi avaliado em pouco mais R$ 1,8 milhão.

Jorge Kruger afirmou em rápidas palavras que a compra do imóvel pela Prefeitura é a garantia de preservação da história. “Sabemos da dificuldade de manter o imóvel, que é parte importante da história de Timbó. O município, através da Fundação Cultural, irá mantê-lo preservado e disponível para ações culturais que já estão sendo pensadas”. O prefeito também agradeceu a todos que lutaram para que a Prefeitura adquirisse o imóvel. “Agradeço a todos, inclusive aos vereadores que compreenderam a causa”.

De acordo com Horst Schutze, a decisão de encerrar as atividades da Sociedade Recreativa e Cultural de Timbó foi tomada pelos 23 sócios, após anos de dificuldades para ampliar o número de sócios contribuintes, o alto custo de manutenção do prédio e as novas exigências de adequação ao meio ambiente e segurança patrimonial.

Construída no início dos anos 50, mesma época em que foi construído o prédio da atual Prefeitura, a Sociedade Cultural abrigou grandes bailes de gala, festas de casamento, escolhas de misses, apresentação de orquestras e festas jovens.  A Sociedade também foi o local onde nasceram o Coral Leopoldo Kurtz e a Banda Municipal Professor João Müller.

Foto: Sócrates Prado