Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas por alunos da rede municipal de ensino de Timbó

Nesta semana em que celebramos o Dia da Árvore, hoje, 21 de setembro, alunos do 2º ano da Escola Municipal Tiroleses, acompanhados pela professora Juliana Ropelato, plantaram 25 pés de ipês no Parque Henry Paul.

Os alunos fizeram as covas, plantaram, colocaram as estacas e as amarrações necessárias. O interessante deste trabalho é que, além do ato de plantar os alunos registraram algumas observações, como: “achei minhocas, aqui preciso de ajuda pois tem muitas raízes, esse solo é o humífero, aqui o solo está molhado demais”. Após o plantio foi realizada a limpeza das proximidades.

A professora de educação ambiental, Carla Groni, que também acompanhou os alunos, disse que essa atividade faz com que, além do aprendizado técnico, os alunos tomem consciência da necessidade de cuidar e preservar a natureza. “Como é satisfatório perceber que as crianças buscam ter um olhar mais profundo sobre o tema, observar o que fazem e sentir a emoção de verem o ‘trabalho’ realizado”.

Carla relata, ainda, que também chamou a atenção das crianças a grande quantidade de pontas de cigarro jogadas no chão. “Conversamos sobre a questão do lixo no lugar certo. Inclusive cabe ressaltar que na área do Parque Henry Paul há lixeiras específicas para o cigarro”.

Também participaram da ação o secretário de Planejamento, Moacyr Cristofolini, servidores da equipe do Departamento da Agricultura e também do Departamento de Meio Ambiente.