Mutirão da Dengue mobiliza Timbó no combate ao mosquito transmissor

0
23

A Secretaria de Saúde de Timbó realizou no último final de semana um mutirão de combate à dengue, com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Equipes da Vigilância Sanitária com o apoio das agentes de endemias e agentes comunitárias de saúde, visitaram os sete cemitérios públicos municipais para retirar água parada de plantas, ornamentos e outros recipientes que poderiam servir como foco para proliferação do mosquito transmissor da doença.

A iniciativa ocorre em resposta ao aumento expressivo de casos de dengue em Santa Catarina, onde apenas no mês de janeiro foram registrados mais de 2 mil novos casos. Como medida preventiva, a cidade também iniciará na próxima semana uma campanha de conscientização em diferentes veículos de comunicação, intensificando as ações educativas para alertar a população sobre os riscos da doença e a importância de eliminar possíveis criadouros.

A Secretaria de Saúde de Timbó também está estruturando a abertura de um serviço exclusivo para atendimento de casos suspeitos de dengue. O espaço oferecerá orientação especializada, acompanhamento e estrutura adequada para atender os pacientes de forma ágil e eficiente.

Os agentes de endemias e agentes de saúde reforçam a importância da prevenção e da detecção precoce da doença, que pode levar a complicações graves e à morte. A população também pode contribuir, eliminando água parada em suas residências e denunciando possíveis focos de proliferação.

Com essas medidas, Timbó reforça seu compromisso na luta contra a dengue, intensificando as ações para conter o avanço da doença nos próximos meses.